A EM causa depressão e ansiedade? - Fórum de esclerose múltipla - Sintomas

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

A EM causa depressão e ansiedade?

01 - 17.03.2010, 19:59

Olá a todos! Já tenho EM diagnosticada há 6 anos, e só tive um surto, mas estou sempre com depressões, e cada vez mais graves. Apesar de estar medicada, estou cada vez pior. Estou no fundo do poço, sinto-me tão sozinha que o meu maior desejo é adormecer e nunca mais acordar... Estou completamente sozinha e desesperada, tenho medo de acabar por ganhar coragem para acabar com todo este sofrimento. Alguém me ajuda?

Claudia Alexandra

02 - 18.03.2010, 10:43

Tens filhos?

carlospicarra

03 - 23.03.2010, 16:33

olá Claudia,
então como é que estás hoje?
espero que o desespero com que escreveste isto tenha ido com o fim-de-semana e não volte mais.
podes falar comigo por aqui: arvore1978@gmail.com
beijinhos

árvore

04 - 24.03.2010, 09:00

Cláudia, as vezes nos sentimos sozinhos.... saber do diagnóstico da doença e o próprio medicamente pode sim causar depressão.... Descobri a doença há pouco mais de um ano.... passei por momentos muito difíceis que jamais tinha pensado que um dia passaria.... terapia e atividade física me ajudaram muito.... Encare os momentos ruins como fases.... e tenha a certeza que fases sempre passam é questão de tempo.... procure fazer coisas que te proporcione satisfação no seu dia a dia.... Não se entregue! Seja positiva sempre!!! Procure ver o lado bom das coisas!!! Te desejo muita paz, alegria e felicidades!!!

LAURA BH

05 - 24.03.2010, 10:29

Bom dia Claudia.
Perguntei-te se tinhas filhos, porque se os tiveres eles vão estar sempre de olhos postos em ti e a forma como enfrentares a EM vai certamente ser exemplo da forma como eles vão lidar com as muitas adversidades que vão encontrar vida fora - portanto só tens uma forma - tens de ser forte e optimista. Quando te deitas não podes pensar se vais acordar sem ver, ou com incontinência ou sem poder andar. Se isso acontecer, certamente será passageiro, e um dia próximo melhor virá. Há tanta gente saudavel que se deita e já não acorda - não se pode viver a pensar nisso.
Se não tiveres filhos, pensa nos teus pais e na alegria que é verem uma filha forte pronta para lidar com a dureza da vida.
Finalmente, toma atenção à medicamentação para a depressão, consulta outros medicos que tenham outras opiniões e te receitem outras coisas, ou dosagens diferentes, que te façam sentir melhor - a minha mulher sofre de depressões, e sei que o que digo pode fazer a diferença.
Até logo, amiga, e não te esqueças, um dia de cada vez, e se o de hoje não for bom, não tem mal, porque certamente o de amanhã melhor será.

carlospicarra

06 - 24.03.2010, 22:23

Obrigado por todo o apoio, não, não tenho filhos, nem namorado sequer. Os amigos que tinha quando descobri a doença afastaram-se e agora tenho muito medo de me aproximar das pessoas e de fazer novos amigos, é muito complicado porque estou muito sozinha e cansada de sofrer. O vosso apoio é muito importante, nem vocês imaginam quanto.

Claudia Alexandra

07 - 25.03.2010, 01:24

Claudia,
Amigo é amigo.... se os seus se afastaram de você é porque não são as pessoas que devem realmente estar do seu lado..... amigo de verdade está presente nos momentos bons e nos momentos difíceis..... Tenha a cabeça aberta.... não fique chateada e não se feche para o mundo. Depois que aprendi falar normalmente sobre a doença percebo que todo mundo entende com naturalidade. Sua vida continua.... viva mais e pense menos..... seja relax.... não se cobre tanto.... Boa sorte!!! Tudo passa....

LAURA BH

08 - 25.03.2010, 19:23

Cláudia eu fui diagnosticado vai fazer agora 3 anos por meados de Maio ou Junho...... tb não tem sido fácil, coincidência ou não fui despedido poucos meses depois de eu me ter descaído perante um supridor em como tinha e.m. tive tb amigos que se afastaram depois de saber que tinha e.m. Mas este facto serviu tb para uma coisa ver os muitos poucos que nunca ma abandonaram e deram sempre uma força incrível...Na minha opinião entre nos portadores deve haver uma luta junta num único sentido, ao fazeres bem se dar força ao próximo estas tb a fazer bem para contigo... Deixo te aqui o meu mail caso te possa ajudar em algo pedronuno.pt@hotmail.com tb e o msn e todas aquelas novas redes sociais alguma coisa estou aqui.

pedro nuno silva

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 46

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300