A pedra dos corticoídes! - Fórum de esclerose múltipla - Sintomas

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

A pedra dos corticoídes!

01 - 27.02.2010, 08:17

Oi a todos vou na terceira toma da metilpredisolona 1 gr que é dose de cavalo eu o máximo que administrei como enfermeira foi de 125mg) e bem já me estou a começar a ressentir. Há uma coisa boa não preciso de maquiagem, tenho dois pimentos na cara que teimam em não desaparecer, uma má disposição tenho mais dificuldade em controlar o meu corpo e uma insónia, para a qual já estou a fazer medicação e por isso estou toda aparvalhada. Quando o meu filho vem dar-me aqueles ai-ais potentes quase que vou ao chão, mas pronto é só até domingo. Depois é o Rebif e espero que a habituação não seja muito custosa, mas tem que ser, tem que se ter força e eu estou preparada, tenho que agarrar isto com unhas e dentes (unhas é que pior que ainda por cima voltei a hábitos antigos e agora voltei a roÊ-las, mas não faz eide arranjar algo para me agarrar nem que seja ao meu marido e filho, que esses sim é a nossa força maior). Gostaria que me respondessem a descrever as vossas experiências no inicio da toma do rebif para eu saber com o que vou contar para me preparar. Um bj grande para todos e é viver um de cada vez pois não podemos advinhar o dia de amanha. BJS SANDRA

Sandraenf

02 - 27.02.2010, 12:11

olá sandra, de incio nao tive efeitos 2º os tais sintomas gripais, o que agora tenho mas é tomar um benuron, mas a dormir nao se nota apenas o pijama esta todo molhado quando acordamos.
penso que é só.
Beijocas

mar azul

03 - 27.02.2010, 18:05

fiz rebif 2 anos e tal e nunca me habituei fisicamente foi extremamente doloroso ate ter mudado para o copaxone, maravilhas das maravilhas, só tinha de me injectar todos os dias, de resto não tinha qq efeito secundário, até fazer a centesima cinquenta x e infelizmente fiz uma reacção anafilática c edema da glote, fui salva pq trabalho num c. saude e estava c enfermeiros qd me injectei, e comecei logo a revirar os olhos era uma 2 f no dia anterior, domingo, tinha feito em casa sozinha, tive q voltar para o beta feron mas intramuscular uma x p semana, Avonex, sentido sempren os mesmos efeitos secundários, e se me enervo não há analgésico ou antiflamatorio q resulte.
beijos e força

ritaredshoes

04 - 27.02.2010, 18:16

qd fiz, a 1ª x, metil durante 5 dias, 1 gr, na altura correu tudo bem só aquele sabor e o cheiro a metal apesar de fazer o protector gastrico, é q me incomodava, mas 2 dias depois de deixar o Metil ressaquei completamente os corticoídes pensei q ia morrer doía-me tudo, até falar. Depois de mais ciclos mais tarde, não voltei a ressacar apesar de estar preparada, mas já não ressaquei mais

ritaredshoes

05 - 27.02.2010, 19:48

Bom Sandra, posso contar-te as minhas experiencias com a metil e o rebif, e acho que devo pois são positivas e vão animar-te de certeza.

Nos últimos 3 anos fiz dois ciclos de metil (1g 5 dias). No primeiro (2007) não tive qualquer problema, apenas o sabor a metal e um hematoma das agulhas. No segundo (Out 2009), claro, o saborzinho a aluminio continuava lá e, desta vez, ganhei também uma dose de pequenas borbulhinhas nas costas, quase invisiveis, mas que apenas incomodavam a quem gosta de me passar a mão pelas costas... no entanto demoraram mais de 1 mês a desaparecer completamente. Penso que há algo de efeito cumulativo à medida que se vão fazendo mais ciclos destas megadoses, por isso, em minha opinião, penso que devemos fazê-las apenas se os sintomas do surto nos condicionam as actividades do dia-a-dia, pois não parece existir evidencia de melhorias no curso da doença pelo simples facto de fazer os ciclos de corticoides. Relativamente à ressaca, convém de facto não parar a metil de repente, mas sim ir reduzindo gradualmente através de comprimidos de prednisolona (Lepicortinolo) nas 2 ou 3 semanas seguintes. Durante os ciclos senti também algum estado de "aceleração" ou euforia, mas nada que não se suportasse ou pudesse ser até divertido, para variar do "nosso" conhecido cansaço.

Quanto ao Rebif, começei com o 22 em 2007, em doses graduais, e estava bastante apreensivo na primeira injecção com tudo o que tinha lido, sobretudo nos forums da net. Preparei-me para o pior, tomei 2 benurons e dei o shot. De imediato fiquei com 38º de febre, eu que nem costumo fazer febres altas, pareceu-me estar com dores no corpo, gripe etc. Curiosamente passada 1 hora já não sentia nada disso e a febre tinha desaparecido. Conclusão, os unicos efeitos secundários que tive foram derivados ao pânico e medo da injecção, sim porque eu tinha panico de agulhas e só de pensar em injectar-me a mim proprio... Desde essa altura nunca mais tomei nada, nunca tive mais efeitos secundários, passei para o 44, e desenvolvi um prazer especial em dar as injecções, sobretudo associado ao facto de cada vez que meto a agulha estar a contribuir para atrasar o curso desta doença. Claro também tenho alguns problemas com os locais da injecção, vermelhidão, "caroços" enfim, nada que nos vá matar e que, na maioria das vezes, ocorre quando nos desleixamos no processo.

Sandra, deixo-te um conselho baseado apenas na minha experiencia com esta doença. Tenta encarar a medicação e os tratamentos como algo positivo, informa-te e assume tu o controlo e a gestão das situações. É claro que não funciona da mesma forma para todas as pessoas, isso é uma caracteristica desta doença, a ausencia de padrão, mas tenho constactado que uma atitude positiva muda muita coisa e, estou convencido, pode mesmo alterar o curso da EM. Temos exemplos disso mesmo com pessoas aqui do fórum.

Ui, já vai longa a missiva.

Bjs e Abç a todos

Lucky

Lucky.

06 - 28.02.2010, 20:00

Oi! Mais uma vez um grande ogb pelas experiências, que me tem ajudado imenso. Terminei agora a 5ª doso de metil, estou um pouco em baixo, principalmente mais lenta, mas não há-de ser nada, amanha ja começo o rebif ou possivelmente na quarta pois tenho também o meu pequenino doente com febre, deve ser uma faringite e vou ter de o levar à pediatra, logo não me convem amanha estar um pouco em baixo, mas logo se vê. O que interessa também é ele ficar bem eu posso esperar mais um bocadinho. Mais uma vez um grande obg pelas vossas palavras de apoio e carinho que tanto me teem dado força nestes últimos dias. Um grande bj para todos e podem sempre contar comigo para o que for possivel. Bj Sandra

Sandraenf

07 - 28.02.2010, 20:58

Espero q corra tudo também, e tb em relação ao menino. Vai dando noticias
Rita

ritaredshoes

08 - 01.03.2010, 16:44

Ola, nao conheço rebif sinceramente eu tomo copaxonee para ja nao tenho nada a dizer!Ja agora rebif é uma soluçao injectavel?Força e coragem para todos!

Santeco

Comunidade

Membros registados: 2917

Membros online: 21

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300