olá BNoite Eu sou o Jorge. Tenho 50 anos e os primeiros sintomas foram por volta de 1990, quando morava no estrangeiro (Paris). Nunca tomei os denominados imunomoduladores. Tomo anti-espástico, anti-depressivo, faço toxina 3 vezes por ano, muita fisioterapia. E bebo álcool. Vinho, cerveja, aperitivos, digestivos,etc. As doses são, evidentemente muito controladas e baixas. O álcool parece ter um efeito positivo. Parece favorecer a descontracção muscular, que é o meu maior problema. O meu Neuro nunca me proíbiu o álcool, mas está ímplicita a moderação, claro, Quem pode resistir a uma Pera Manca tinto ??? Abraço de amizade.
Boa noite a todos. Como relatado pelo Jorge, sou o Rodolfo (Brasil) e resumindo tenho o mesmo a que falar... Hoje tomo apenas o copaxone e nada mais. Álcool na forma de vinho é diário e nunca foi recusado pelo meu médico, apenas a moderação. Acho que deve ter um grande estudo em conjunto com o mesmo pelos benefícios que o trazem a nós... sem saber explicar mas sentindo que muito bem me faz no meu dia-a-dia. Quanto ao Pera Manca Tinto......... Para mim o melhor de todos!!! Mas me contento com o Cartuxa diariamente. Abraços e tudo de bom.
Olá bom dia a todos, eu também estou com o Copaxone desde o passado 06Out09, e não estou a pensar deixar de beber qualquer coisita de alcool principalmente quando estiver com o meu habitual grupo de Amigos, q normalmente é ao fds. É o que o meu neuro costuma dizer, fazer uma vida normal, naturalmente, que nada de exageros :)
olá Nunca deixei de beber a minha cerveja ou vinho às refeições e nunca deixei o meu cigarro e faço tudo c moderação. Às x o meu marido só para embirrar diz-me q não devo beber, ele só bebe sumos, q de saúdavel não tem nada, acúcares em excesso, adictivos e conservantes acrescenta mt pouco ou nada a uma saúdavel refeição. Mas enfim, eu bebo a minha cerveja satisfatóriamente. rita