Como todos os novos doentes de EM estou com muito receio de iniciar o tratamento, principalmente porque o médico me aconselhou Avonex, pois seria só 1 vez por semana. Só que pelo que ele me disse e pelo que tenho lido os efeitos secundários são horríveis! Estou em pânico...até porque não tenho forçosamente de tomar o Avonex, ele disse que eu podia escolher, só tinha a ver com a quantidade de vezes que teria de me picar por semana. Estou à toa, não sei o que escolher! São todos igualmente eficazes? Obrigado e beijinhos. Alexandra
eu tomo avonex, e o 1º ano nao foi muito bom, devido aos efeitos secundarios, mas durante o passar do tempo o organismo habitua-se e os efeitos diminuem muito. houve um periodo de tempo reduzido que tomei rebif mas nao consegui habituar-me, 1º porque tinha de tomar 3 vezes por semana, se num dia tomava no outro tinha efeitos secundarios e no outro tinha de voltar a tomar, o que para mim era horrivel e cheguei mesmo a esquecer-me de tomar. depois voltei a tomar novamente o avonex que ainda tomo ate hoje (ja faz 3 anos) e dos dois medicamentos o avonex possibilita-me um nivel de vida muito melhor porque tomo a sexta e descanço ao sabado. nao tenhas medo em relaçao aos efeitos secundarios do avonex, porque durante o passar do tempo diminuem...
Olá Xanam! Cá estou eu mais uma vez!!! Já faço o Avonex há cerca de 6 anos e o 1º ano foi o mais difícil. Mas, depois o corpo vai-se habituando e é só uma vez por semana a picadela. Eu também faço à 6ª feira à noite para estar descansada no Sábado... Também já tenho feito viagens de carro (de cerca 2 horas - de Lisboa para Elvas) depois de fazer o Avonex e como faço o Ben-u-ron antes do Avonex e cerca de 5 a 6 horas depois já estou a fazer a 2ª toma de Ben-u-ron, consigo já ter uma noite mais descansada e aviagem também decorre sem qualquer problemas. Na verdade, a tua escolha é uma questão de picadelas. Eu preferi ser picada só uma vez por semana... ;-))) Beijinhos Nelly
Ola Xanam: Secalhar n sou boa conselheira, pq eu tomo avonex desde 95 e nunca me queixei de nada... Como deves calcular, n é agradavel tomar uma injeccao todas as semanas e mto menos todos os dias. Mas sinceramente eu prefiro tomar uma por semana, mesmo q me custasse mais. O meu medico tb me alertou do q me podia acontecer, mas eu nunca me senti mal. Claro q fico um pouco em baixo qdo a tomo, com frio, mas nada pior do q ter surtos minha filha /o. Pra tu veres, eu tomo a quinta feira e na sexta vou trabalhar como se de outro dia qq se tratasse. Depois de dois surtos q tive qdo me foi diagnosticada essa EM, e desde q comecei o tratamento nunca mais tive nada. Sei q cada caso é um caso, mas só queria dizer-te pra teres mta coragem, mta força, pq n é o fim do mundo como se dizia ha 15 anos atras. És tu q tens EM e n ela a ti!!! Um abraço Ju
Eu uso Avonex há 6 meses e apenas tive efeitos secundarios nos 1ºs 3 meses, mas eram leves, um pouco de febre (suportável com o ben-u-ron) e cansaço. Mas foi passando, hoje em dia já nem tomo o Ben-u-ron e até já consigo fazer noitadas à 6ª feira à noite depois de tomar o Avonex.
Acho que os efeitos variam de pessoa para pessoa. Há quem tenha efeitos secundários com comprimidos que são inofensivos para a maioria das pessoas.
De qualquer forma se não te deres bem com o Avonex existem sempre outras alternativas com as quais te podes dar melhor.