Bom dia! Tem-me vindo a acontecer uma coisa muito estranha, que me parece ter a ver com alguma modificação esquisita na circulação, mas queria saber se alguém já passou por isto e se estará relacionado com a EM...
O que me acontece é acordar quase todos os dias com a mão dormente. Pode ser qualquer uma das mãos e normalmente tinha dormido em cima dela, ou com ela em cima da barriga... No entanto sempre dormi assim, e só agora é que começo a acordar sempre dormente. O que será que mudou?
Também quando cruzo as pernas, a de cima começa imediatamente a formigar, o que antes só acontecia quando já tinha as pernas cruzadas há muito tempo.
Dos sintomas que tenho, estes são os menos chatos, mas enfim, sempre é mais uma coisa para uma pessoa se preocupar. Será da EM?
P.S. Quando mexo a mão a dormência passa, assim como acontece à perna assim que a descruzo... Aparentemente normal, mas estranho...
Sim, também tenho esses sintomas, sobretudo na altura em que tenho os surtos. Acordar de noite com as mãos dormentes como se tivesse duas luvas de boxe é bastante frequente. Mas passa logo a seguir. Se a EM fosse só isto...
Eu também tenho muitas dormências, quando não é as pernas é os pés, se não é os pés são as mãos e por vezes a cara (à volta da boca e nariz). A minha neurologista já me disse que tenho que aprender a viver com as dormências, não posso andar sempre a fazer os corticoides por causa deste sintoma.
Realmente parece que as dormências passam a fazer parte da nossa vida juntamente com a EM, eu também tenho nas mãos durante a noite, nas pernas se me sentar numa posição menos direita e também nas pernas e pés se estiver de pé durante algum tempo, isto para além das permanentes. Um abraço
A grande questão deste assunto específico (e que me incomoda muito) é a seguinte:
Sendo a Esclerose uma doença do Sistema Nervoso central, estes sintomas "parecem ser" periféricos. Quando você movimenta o corpo, menos a coluna, existem influências nos sintomas. Por exemplo: Cruzar pernas.
Outro detalhe quase imperceptível. Ao dormir, preste atenção no intestino. Caso você tenha ido para a cama com uma alimentação rica em feijões (por exemplo) que geram gases, ou esteja muito tempo sem ir ao banheiro ou tenha ido com uma diarréia, os sintomas podem piorar. Muito estranho no meu caso.
Olá amigos, acho muito importante que informemos sobre nossos sintomas, porque assim vamos entendendo melhor a EM, mas precisamos estar atentos para não atribuir tudo que nos acontece à EM. Independente da doença, estamos sujeitos a qualquer problema de saúde, por mais simples que seja e nem sempre está relacionado á esclerose.
Sim, lembro-me de no meu primeiro ano de EM ter acordado um dia com a palpebra inchada e achar que estava a ter um surto quando na verdade era apenas um cisco. Não creio que uma boa feijoada agrave os sintomas. Penso até que nenhuma prisão de ventre provocada pela EM resiste a uma refeição dessas, pelo que uma vez por outra será uma boa alternativa aos laxantes. Em relação aos sintomas de dormência, eles são muito frequentes na EM e não têm que ser periféricos. Já tive na parte superior das pernas e no tronco (o chamado "abraço EM"), para além das mãos e canelas. Uma boa parte do nosso SNC coordena os estímulos sensoriais e obviamente que eles são afectados pelas lesões desmielinizantes. ´ Sinceramente, não me importava de acordar sempre de manhã com as mãos superdormentes se fosse esse o único sintoma de EM que permanecia.