Atendimento aos doentes nos diferentes hospitais - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentes

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Atendimento aos doentes nos diferentes hospitais

01 - 23.12.2009, 18:07

Venho aqui colocar a questão de saber se alguém tem razões de queixa relativamente ao tratamento que tem pelo seu médico.
.
Eu tenho sido tratado no Hospital S. João,mas não estou nada satisfeito. Deram-me o diagnóstico de uma forma fria e até algo cruel,não me explicaram nada sobre a doença,e quando quis tirar dúvidas sobre que tipo de Em seria etc,disseram-me que não tinham tempo e que teria que marcar nova consulta...
.
Sabndo que após o diagnóstico é importante ser logo medicado para impedir o avanço da doença e o aparecimento de surtos,fiquei chocado quando me marcaram consulta apenas para quase 2 meses depois.
.
Após o diagnóstico e vendo os meus exames,tiveram ainda dúvidas relativamente a Lupus e a questões de neurocirurgia,marcando-me lá consulta...Consultas essas que eram apenas para 3 meses depois quase.
.
Entretanto,antes sempre me tinha sentido bem,nessa altura tive dores fortes de cabeça,tonturas,sensação de desfalecimento e enjoos fortes,tive inclusive que ir às urgências.
Nas urgências tive lá dois dias,no 1º disseramme apos 5h de espera para voltar no dia a seguir,dia esse em que passei lá 7h,sem almoçar nem nada.
.
Tudo para me darem paracetamol e medicação para as tonturas. Disseram-me que achavam estranho não estar medicado ainda,e que não podiam dar-me nada porque dependiam da minha médica...Pois,mas essa médica,trabalha não só no Hospital,como em umas 3 ou 4 clínicas privadas,para além de dar aulas... Ou seja, ganha por todos os lados,trata os pacientes como insectos e não tem qq tipo de respeito no trato.
.
.
Deixou-me sem medicação dizendo que não teria problema nenhum andar sem ela...O facto é que tive aquilo que considero ter sido um surto,porque entretanto passou.
.
Pois,passado um mês e ytal,quase dois meses,quando tenho a consulta,obrigam-me a faltar mais uma vez ao trabalho(sem poder dizer a verdade para nao ser descriminado) para ir lá e estar numa consulta que dura menos de 10 minutos,em q basicamente escrevem ao computador,mal me olham na cara e a médica me diz que as dores de cabeça eram ansiedade e que não é sintoma de surto,que para isso teria era que ter alguma lesão....Estranho,porque vi outras pessoas neste forum com queixas semelhantes...
.
Depois fala-me de forma sucinta e muito distante sobre os medicamentos existentes e a sua modalidade de toma, e pergunta-me qual prefiro...Eu q nºao tenho nenhuma formação médica...pergunto sobre cada um deles e coloco dúvidas ao que essa brilhante médica me diz... "Não estou aqui para esclarecer as suas dúvidas, tenho mais gente para atender,vc decide ag o que quer tomar o vai lá para fora pensar e depois diz-me ou então apenas decide para a próxima consulta(mais um ou dois meses de espera...).
.
Estou farto de estar na situação em que estou e ainda ser tratado sem respeito e não me ser prestado o mínimo esclarecimento...Dizendo o S. João que tem uma equipa multidisciplinar,incluindo psicologo e assistente social etc...Nunca vi ninguém a não ser aquela médica que trata os pacientes abaixo de cão...
.
.
Gostaria de saber se mais alguém tem razões de queixa do S. João, e se alguém é atendido noutros hospitais e se o tratamento é igual?
Pensei em apresentar queixa ao SNS e ao próprio director do Hospital.
Mas acima de tudo,sei q é uma doença crónica e é fundamental ter uma boa relação de confiança com o médico que me acompanhar...coisa que com esta médica é impossível.
.
Posso pedir para enviarem o meu processo para o Santo António por exemplo?
Alguém saber como é a qualidade do serviço nesse Hospital?Pelo menos temos uma consulta com mais de 10 minutos e nos esclarecem dúvidas sobre a doença?
.
Obrigado a todos.

nofear

02 - 24.12.2009, 22:56

Ola. Eu estou numa situação um pouco diferente: nenhuma queixa do médico e do pessoal hospitalar (enfermeiros, psicologas...), porem, da administração, só posso fazer queixas.
Uma coisa te garanto: A qualquer altura podes pedir para mudar de médico, de pedir transferencia e todos os relatorios.
Agora aviso te com conhecimento de causa, não penses que consegues de um dia para o outro fazer isso tudo..infelizmente, a saude transformou se numa burocracia pouco suportavel.
Mas que podes, podes! e isso que relatas, só me deixa dar te forças para o fazer! Respira fundo, e toma providencias..dirige te ao gabinete do utente e procura saber como fazer isso. É lamentavel doentes terem que batalhar assim, mas eles ficariam contentes se desaparecessemos, coisa que EU não tenciono fazer.
Aproveito para anunciar que de tanto que reclamei e batalhei, o Hospital de Viana do Castelo está prestes a iniciar a medicação com tysabri. Bom ou mau, é mais uma porta que se abre, após muitos meses de batalha.
Muita sorte e saude!

orka

03 - 25.12.2009, 05:40

Obrigado pela resposta.Estou mesmo farto desta situação...Já é mau estar doente,ter ainda que ser tratado abaixo de cão quando devia ser,pelo menos, informado sobre doença e os tipos de tratamento,deixa-me revoltado e sem vontade de lá ir sequer...
.

Os médicos têm a sensação que tudo podem fazer e que nada lhes acontece,são uma classe aparte...Esta médica trata-me de forma indigna e não demonstre um pingo de humanidade naquilo que faz...
.
.
Sobre a medicação,obrigou-me a decidir após uma breve explicação das minhas hipóteses,e ainda ficou toda ofendida quando fiz perguntas,dizendo que tinha que responder logo e que ela não estava lá para esclarecer as minhas dúvidas...Então está lá para quê?Pagamos impostos para ter estas pessoas nestes serviços a dizerem que não estão lá para esclarecer dúvidas???
A médica nem me olha na cara quase,apenas se limita a actualizar o estado no computador e a despachar-me em menos de 10 minutos...
.
Meio à sorte escolhi o Betafron pq já tenho um caso na família e essa pessoa tb toma o Betafron.
.
Mas imaginem se não conhecesse já a doença...não faria a mínima ideia do que tenho porque a médica violando deveres deontológicos,nunca me explicou a doença como deve ser.
.
Por exemplo,esse medicamento que falas, nunca ela me falou dele...
É bom?O que o difere do Betafron e outros?Como se toma e com que frequência?

Obrigado pela ajuda e...Feliz Natal a todos!

nofear

04 - 25.12.2009, 15:29

Ola e feliz natal.
O tratamento de primeira linha habitualmente para as pessoas com surtos e recuperação dos surtos (surto-remissão) é quase sempre feito com interferões (betaferon ou Rebif) ou com Copaxone, ou ainda com Avonex. Tem todos a mesma forma de toma: injectavel. O Copaxone, é uma injecção diaria, o betaferon, dia sim dia não, o Rebif, 3 vezes por semana e finalmente o Avonex, 1 vez por semana, mas não é sub cutaneo, mas intra muscular. Qual escolher? Acho que ninguem sabe..isto é quase experimentar..se te deres bem com o primeiro que usares, tanto melhor, senão, pede para mudar..mas não podes mudar sem falares com um medico que se possa chamar medico e tire tempo para explicar o porque de não ser bom optar por mudar para tal, mas sim melhor tentar aquele...
Por exemplo, eu comecei com Rebif 44, e até me dava bem, mas depois da minha gravidez, ja não aguentava os efeitos secundarios..eram piores que a propria EM. Mudei então para copaxone, após o medico me dizer que não seria bom usar outro interferão (teria criado anticorpos...).
Dei me muito bem com o copaxone..até ha um ano atras. Comecei a ter surtos uns atras dos outros, todos os meses, e o meu neurologista sugeriu me entao o Tysabri.
Em principio, esse é mais para quem não tem resultados satisfatórios com os primeiros. Raramente é proposto como primeiro tratamento. É um imunosupressor que se toma em intra venoso durante uma hora a cada 28 dias em ambulatório no hospital. Tem riscos associados (graves mas raros), dai ter de se assinar um termo de responsabilidade.
Espero ter tirado umas poucas duvidas, sei que haverá muitas mais e este site é mesmo para isso..mas ninguem melhor que um profissional para falar adequadamente a cada caso.
Força, mais uma vez, não desistas e manda passear quem não é capaz de cumprir o que se comprometeu a fazer tornando se médico. Se não vires outro meio, há um livro amarelo em todos os hospitais, e a reclamação lá feita vai ter a mãos "exteriores" e pode ter consequencias. Se necessário, eu não hesitava..

orka

05 - 27.12.2009, 21:00

Ola!

Isto realmente é chocante! Sou estudante na área das tecnologias da saúde, e na nossa formação está muito presente a preocupação com o doente. Acho que é assim que deve ser...
Este começa a ser o grande problema da medicina: altas médias para entrar, só entram as pessoas que realmente são muito inteligentes mas que se calhar também não tem "humanização" suficiente para trabalhar com as pessoas...
Eu concordo com que mude de médico, e tente por todos os meios que tiver ao seu dispor fazer com que essa situação mude, pois não nos devemos acomodar e pensar ahh não vale a pena agirmos, porque às vezes vale e podemos fazer com que estas situações não se repitam.

Boa sorte ;)

Cumprimentos,

Se a vida te dá limões, não desistas; faz limonada =)
Amadeu M.

amrcm

06 - 15.01.2010, 19:08

Olá!

Tens todo o direito de te sentires revoltado. Os médicos existem para cuidar dos doentes, dar-lhes apoio nas escolhas que enfrentam ( não é o mesmo que escolher por eles!) e não devem, nunca, ter a mesma atitude dessa senhora. E em relação a enfermagem não tives-te nenhum apoio?

Como já te apercebes-te esta doença vai estar sempre presente ao longo da tua vida por isso mereces ser acompanhado adequadamente e não por alguém com falta de tempo e de perfil para tratar doentes.

Força

silvaguerreiro

07 - 16.01.2010, 20:08

Olá!
Eu também estou a ser acompanhado no Hospital São João. Aminha médica é a Dr.ª Joana Guimarães. Como se chama a sua?
Luís

Luís Neves

08 - 18.01.2010, 14:43

Olá!
Eu sou seguida no Hospital S.joão pela dra.Mª José Sá, no inicio das minhas consultas tb tinha a sensação d uma médica um pouco afastada, fria...no entanto, tive uma altura em k m keixei d falta de memória e a médica indicou-m logo ir á psicologa, Dra. Claúdia, k m ajudou imenso....
por isso n tenho keixa da equipa no hospital s.joao, tb acredito k as vezes os medicos andem exaustos...vendo pela minha medica, k é medica na parte de neurologia, faz urgências, da aulas na faculdade, da consultas fora e ainda tem k aturar os estagiarios....é dose....e toda a gente tem os seus dias maus....
Continuação de mt força pra todos....

cristina241986

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 37

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300