Como é que ia a vida quando a doença aconteceu? - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentes

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Como é que ia a vida quando a doença aconteceu?

01 - 02.10.2009, 23:08

Caros,

Fui diagnosticado há quase quatro anos e volta e meia dou comigo a pensar nisto. Que o nosso estado de alma, a nossa personalidade, o nosso momento psíquico terão impacto no desenvolvimento e progressão do bicho. Quando fui diagnosticado andava com muito stress acumulado, tinha acabado de perder o emprego e estava pessimista. Para além disto, andava com uma alimentação pouco recomendável: pizzas, mais fritos do que o habitual... Mas centremo-nos no aspecto psíquico: quantos de vós se sentiam felizes da vida quando foram surpreendidos pela EM? E quantos de vós excluem por completo o vosso estado mental como uma das causas que levou ao seu surgimento?

Spiff

spiff1970

02 - 03.10.2009, 00:04

Boa noite.
Creio que suas dúvidas são absolutamente pertinentes.
Também eu, quando tive meu primeiro surto com 21 anos, tinha acabado de perder meu pai com uma doença do sangue.
Hoje já tenho 47 anos e posso afirmar que meu estado de espírito influencia diretamente na doença. Quando estou bem emocionalmente, chego mesmo a esquecer que ela existe.
O difícil é ficar sempre com a cabeça em ordem. Envie mais questionamentos. É bom que estejamos todos juntos nesta luta.
Um abraço. Jô

Joselia

03 - 03.10.2009, 07:34

Bem..pois eu estava numa fase excelente..casada ha 2 anos, tinha entrado num emprego espectacular ha 1 e acabado de ficar efectiva, a inicia a construção de uma casa e pensando num bébé...se calhar queria demasiado. Costumava escrever, e quando releio o meu "diario", leio que estava a achar que tudo estava a correr "demasiado bem" e sentia que algo ia acontecer..e aconteceu. Sei agora que andava a exegerar no meu empenho em tudo..em absolutamente tudo. E desde então, tive tantos surtos, que quase posso afirmar que todos eles foram fruto de episódios de stress mental ou fisico. Quase que posso por nomes em cada um. Ou porque me zanguei com este, ou porque aquele teve problemas de saude ou outros..qualquer coisa que me traga preocupaçao..pimba, mais um. E por muito que tente..não me consigo controlar. Quase que os consigo prever..As preocupaçoes, por muito tolas que sejam, são mais poderosas que eu..pelo menos tem sido assim. Por isso sim, concordo plenamente com isso, e parece me que é mesmo o que despoleta a doença, e posteriormente os surtos, pois as minhas "placas" visiveis na ressonancia nessa altura ja tinham algum tempo. Pelo que o meu médico me disse, ja la estariam ha "meia duzia de anos"...altura em que sim..a minha vida foi muito complicada. Ele acha que estavam localizadas em sitios onde simplesmente não se revelaram como estas ultimas, passando despercebidas. O nosso cerebro ainda tem tanto por descobrir.. Pensem na vossa história..talvez poderão tirar alguma conclusão..

orka

04 - 03.10.2009, 17:26

Pois bem, a conclusão que consigo tirar depois de ler e refletir, é que de alguma forma ou de outra "produzimos" os surtos que acabam por nos agredir.
Quando eu trabalhava e tinha algum surto, achava que estava além do meu ritmo e que era um aviso do corpo para eu parar um pouco ou diminuir o ritmo.
Mas agora que me aposentei por causa da doença, por que aparecem os surtos???? Stress??? Aborrecimentos?? Contrariedades???
Realmente, acho que nunca saberei...........

Joselia

05 - 03.10.2009, 23:16

olá e boa noite a todos.

A minhaopenião acerca do tema, e que não concordo com algumas coisas. Ficamos doentes porque já estava nos n/genes alguma predesposição para isso.
Concordo que se não tivermos certos cuidados com o stress, com o gerir a nossa cabeça, õuvir e sentir o n/corpo etc. isso influencia a doença, não se esquecam que é o n/computador central que está doente.Na minha opinião temos que arranjar armas para nos defendermos contra as contrariedades os problemas o calor o frio o cansaço etc.
já pensaram que se não fosse assim e culpassemos as preocupações da vida e o stress que isso provoca, estaria o Mundo inteiro co EM.
Desculpem alguma coisinha.

fiquem bem eenfrentem um dia decada vez

Otilia

06 - 04.10.2009, 09:01

Ola Otilia,
não discordo nada com essa predisposição genética para a EM...isso é evidente, porque pessoas que passaram com certeza por momentos bem dificeis não tem EM! Mas estou convencida que esses momentos são para nós, portadores de genes "diferentes", o factor que nos revela a doença, que provoca as lesões. Eu já tinha muitas lesoes antes de ter o primeiro surto.. Como já disse acima, posso dar nomes a quase todos os meus surtos, pelo menos aqueles que me lembro, que são tantos...
Agora, controlar isso...é muito fácil falar. As minhas lesões ja são tão extensas que basta "qualquer coisinha" para as voltar a acordar. Preocupaçoes terei sempre, não sou o Dalai Lama...mas tens razão quando dizes que é preciso trabalhar essa parte..é mesmo o nosso computador central, e nós é que por vezes o "estragamos" com "virus" e "programas desadequados". Grande abraço e muita saúde..

orka

07 - 04.10.2009, 17:13

Olá ORKA,

Como eu penso que já informei algures aqui no Forum, eu tenho 53 anos e EM desde os 31 +- ,só diagnosticada concretamente em 2005.No mês de Agosto fiz Ressonância cerebral, cervical , medular e dorssal e acusou mais 4 lesões a nivel medular e mais duas a nivel cerebral .Andei este Verão um pouco aos tombos, ie dores e dores e mais dores confusão e mais desiquilibri etc, não vale a pena estar inumerar sintomas que todos conhecem. Sabes o que resolvi? Mudar corte de cabelo, , limpeza de pele e começar a fazer ginástica ( por causa dos tratamentos com corticoides para a EM a minha osteoporose principalmente a nivel da coluna dorssal est´´a no limite e em risco de fractura) . O que posso Fazer???? Vou lutar contra a depressão e stress e por ai fora para não piorar mais as coisas. Não sei se me fiz perceber? é que EM pôs-me um pouco Lerda.

Espero que as minhas palavras possam ajudar.

Beijinhos
otília

Otilia

08 - 04.10.2009, 18:30

Obrigado pelas vossas respostas. Já ali algures que pessoas problemas de depressão têm mais probabilidades de adquirir doenças auto-imunes como a EM. Claro que os factores psíquicos seriam um entre muitos que ajudam a explicar a EM: antes há a predisposição genética, os factores ambientais como os vírus, a falta de sol e talvez a alimentação. Mas eu tenho sempre curiosidade em saber se existe um padrão tipo da pessoa com EM.

Spiff

spiff1970

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 35

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300