Dúvida: Gravidez X Copaxone - Fórum de esclerose múltipla - Sexualidade

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Dúvida: Gravidez X Copaxone

01 - 15.06.2006, 01:25

Olá, Boa Noite, minha esposa é portadora de EM e estamos planejando a gravidez, atualmente ela toma Rebif, mas estamos solicitando a troca para o Copaxone, mas não conheçemos esse medicamento.
Nossa dúvida é se esse medicamento pode realmente ser utilizado durante a gravidez e se mantém a instabilidade da EM.
Grato pela Ajuda e se preciso posso passar mais informações.

paulo santana

02 - 27.06.2006, 13:49

Ola
Sou portadora e faço copaxone ja falei sobre gravidez ao meu neurologista e ele falou logo que teria que interomper a medicação, dai acho estranho terem essa informação..... De toda a forma o Copaxone é bastante bem tolerado pelas pessoas que conheço e o fazem, eu não o troco ;)
Boa sorte, qualquer duvida não exitem lalinha1977@hotmail.com
Sónia

SóniaViana

03 - 14.07.2006, 15:55

ola
tenho esclerose desde 2003 e sempre fiz copaxone.
quando engravidei interrompi o copaxone mas fix imunoglobina
anassacramento@hotmail.com

anamar

04 - 17.07.2006, 11:06

Olá Paulo,
pela tua mensagem, parece que o motivo da mudança do Rebif para o Copaxone é a vontade de terem um filho. No entanto, nenhum dos tratamentos com imunomoduladores (rebif, avonex, betaferon, copaxone) é aconselhado durante a gravidez, ou seja, esses tratamentos devem ser interrompidos. Há quem faça imunoglobulinas durante o período da gravidez. Mas na maior parte dos casos a EM acalma durante gravidez , e são precisos cuidados extra com mãe é logo após o parto. Podem ler isso na net, tanto na literatura mais especializada como nos testemunhos (só não posso falar a nível pessoal porque não ainda não tive essa experiência, mas há mais testemunhos no site). Falem com o vosso neurologista, ele é quem deveria vos aconselhar melhor. Informem-se e muita força para vocês!

loisa

05 - 31.10.2006, 09:19

Paulo,

Também eu tenho EM e estava a pensar engravidar para o ano. Dado o meu quadro estacionário - tenho EM desde 2003;nunca mais tive um surto; e recuperei na totalidade - os médicos são muito positivos em relação a este meu desejo. Imensas mulheres com EM têm filhos e estão óptimas. De facto, e segundo os médicos é preciso parar com a medicação - eu tomo betaferon. O perigo de surtos, nem é durante a gravidez, é no pós parto. Mas, segundo a minha neurologista já existe um medicamento que se pode começar logo a tomar e não afecta o leite materno, o que já é uma ajuda preciosa. Aconselho-vos a falar com o vosso neurologista que é a pessoa mais indicada para vos orientar.
Boa sorte e felicidades,
Pipa

pipa

06 - 03.12.2006, 22:17

Olá Paulo,
Eu faço o Copaxone!
Tenho EM há 2 anos, tenho um filhote com 6 anos, mas estou decidida a engravidar novamente, não quero que o meu filhote se sinta sozinho...é sempre bom termos um mano ou uma mana:)
O meu neurologista apoiou-me na ideia de engravidar, mas disse-me que tenho que deixar o Copaxone antes de engravidar...
Mas já falei com um enfermeiro que está dentro do Copaxone e que me disse que se pode fazer o Copaxone até ao dia que se fizer o teste e este acuse gravidez;)
fiquei muito contente em saber isto, pois o meu dilema seria um possivel surto no intervalo do Copaxone até conseguir engravidar... e se por acaso eu levasse um ano ou até mais para engravidar?
Seria bom para mim estar este tempo todo sem fazer qualquer tipo de medicação para a EM?
Já me sinto mais aliviada:)
Boa sorte para vocês:)
Que tudo corra bem, são os meus sinceros votos...
Beijocas ternurentas desta amiga Anabela Rosado!
ps- se precisarem de alguma coisa podem contar com esta amiga ;)

anabela

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 33

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300