EM X gravidez - Fórum de esclerose múltipla - Sexualidade

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

EM X gravidez

01 - 30.10.2009, 23:33

Olá, tenho 36 anos e tive o diagnóstico há pouco menos de um ano.
Quando descobri a doença, planejava engravidar dali a dois meses... adiei os planos devido ao tratamento (pulsoterapia com corticóides, interferon...)
Sei que a EM costuma melhorar na gravidez devido à baixa que ocorre naturalmente no sistema imunológico nesta fase, mas há risco de um surto grave após o parto devido à "explosão" imunológica que pode ocorrer.
Alguém já passou por essa experiência de ter uma gestação após o início da doença?
Estou confusa... temo pela minha saúde mas sonho em ter um filho e pela minha idade já não posso adiar mais muito tempo.

rayssa

02 - 31.10.2009, 08:07

Ola Rayssa. Neste site, encontrarás muitos testemunhos, basta pesquisares um pouco para descobrir que essa tua duvida já foi ou é a de muitas nós. Só te vou dar o meu testemunho resumido aqui: Após o meu diagnóstico, que aceitei em relativamente pouco tempo, a vontade de ter um filho foi tão grande, e principalmente a ausencia de novo surto durante um ano tambem, que nem pensei muito no assunto. Até porque como dizes, a gravidez costuma ser pacifica. No meu caso, foi mesmo um estado de graça pois nem os inconvenientes comuns tive (enjoos, etc..).até ao oitavo mês onde me apareceu um surto. Fiquei limitada da mão direita, aguentei ao máximo e o meu menino nasceu com 37 semanas e meia de cesariana, para eu poder iniciar o tratamento. Fiquei mais uns dias na maternidade do hospital, a receber corticoides e imunoglobulina. Preferia estar em casa, mas ao mesmo tempo, sei que era o melhor sitio para estar com ele. Nunca deixei de poder cuidar dele, até porque as enfermeiras nem notaram que a minha mão e braço estavam mais fracos. A vontade e o cuidado são tão fortes..A seguir, andei várias vezes a "correr" para o hospital, com surtos mais ou menos fortes. Por isso o meu maior conselho aqui, é teres a certeza que, se tiveres que te ausentar um pouco, teres sempre alguem que te substitue, e em quem confies a 200% para poderes fazer os tratamentos com o menos stress possivel, isto é, se precisares, pois tambem ha muitos relatos onde as mulheres passam toda essa aventura sem qualquer surto! No meu caso, o meu marido e a minha mãe foram dois anjos da guarda. Sem eles, tudo isto ia ser muito complicado.
Para concluir este testemunho (que continua a ser um resumo acreditem!!:)) ), tenho hoje um filho de 4 anos que é a minha vida, a minha força, a minha alegria. Nunca me arrependi de decidir engravidar. No entanto, o apelo da maternidade ja se manifestou outra vez, e decidi nao o ouvir. Tenho tido imensos surtos, e seria egoista e inconsciente da minha parte. Mais vale o meu filho ter uma mãe "em condições" durante mais algum tempo, do que dois sem nenhuma. Tenho precisado imenso do apoio que continuam a dar me os meus familiares..E já sou tão feliz com este..chega perfeitamente.
Contudo, é uma decisão que só a nós diz respeito. Não se sabe o dia de amanhã, e podes estar apta a criar uma equipa de futebol, ou custar imenso criar só um..Haverá sempre a ideia de ética, pesar os prós e os contras. "cada caso é um caso"..Desejo te muita força e calma nessas ponderações, e qualquer que seja a decisão, muita felicidade e saude.

orka

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 36

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300