Engravidar? Não engravidar? - Fórum de esclerose múltipla - Sexualidade

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Engravidar? Não engravidar?

01 - 18.04.2006, 17:51

Depois de ler os vossos testemunhos, gostaria de colocar uma questão.
No meu caso, a EM é da parte do meu marido. Da minha parte, são problemas oncológicos.
A minha dúvida:
O meu médico diz para não engravidar. É um risco muito grande que o(a) bebé venha a sofrer de EM.
O médico do meu marido diz que não existe problema em engravidar, mas que, existe sempre um pequeno risco.
Claro que eu gostaria de ser Mãe e ele adoraria ser Pai, mas as opiniões divergem tanto.......

Aproveito, no entanto, para vos dar os parabéns pela vossa coragem e força de viver.

catt

02 - 18.04.2006, 21:26

NINGUEM te podera garantir ter um filho que não irá sofrer de EM...NINGUEM hoje tem esse conhecimento....mas o que acho é que TODOS neste site estão a par que , mesmo tendo uma provavel vertente genetica, a EM não é hereditária e por consequencia só uma pequena percentagem de crianças podem vir a sofrer da mesma doença de um pai ou parente directo portador. Eu engravidei depois de saber que tinha EM, porque sei que ele tem ainda mais probabiliades de contrair outras doenças que não são referidas neste site, mas exisentes. A EM é um risco, eu sei, mas é tão pequeno que recuso me a condicionar a minha vida e a retirar o direito de uma criança tão desejada nascer por simples medo...com medo não se faz nada.
Nem quero imaginar se um dia o mundo me anuncia que ele tem EM...nem se deve pensar nisso...é como evitar nascer para não morrer...se o vosso problema é unicamente a EM, eu não hesitaria nem mais um minuto..mas falas de outras coisas que já desconheço e nesse campo, não me quero atravessar. Seja qual for a decisão, se um casal tem amor para dar a uma criança...não o desperdicem em medos e frustraçoes...quem sabe não irá ajudar a que a vida ganhe novo sentido??
Muita coragem...um abraço.

orka

03 - 18.04.2006, 22:05

Eu concordo inteiramente com a orka. Acho que o medo não pode ser razão para não se tentar ter um filho, pelo menos por esse motivo. Claro que a hipótese, embora muito remota, de daqui a 20 ou 30 anos ter um filho com EM, é muito assustadora. Mas se há alguma coisa que eu aprendi com esta doença foi a não fazer grandes planos, porque de repente tudo muda. Afinal de contas temos que acreditar que nessa altura viver com EM não seja tão complicado como agora, pelo menos para quem começa...

04 - 19.04.2006, 13:20

O medo... Esse sim... É para mim aterrador..
Ser Mãe e Pai e, de repente, ver que algo não está bem...
Custa-me pensar que somos assim, que temos medo, mas não só pela EM, também por minha causa como doente oncológica...
é complicado, mesmo tendo amor para dar, mas é ainda mais complicado quando vemos que quem tem EM não se quer tratar e vemos a pessoa definhar de dia para dia....
Um médico diz que não, outro que sim, e eu... Que lido com alguém com EM... Que passo dias complicados... Só penso no dia em que tiver um(a) bebé para cuidar e um doente de EM a ficar cada vez pior pela negação da doença.
Obrigado pelas vossas opiniões e sejam MUITO felizes.

catt

05 - 31.10.2006, 09:35

Muita força, é que o que eu te desejo.
Quando me foi diagnosticada EM em 2003, tinha planos para engravidar e aí tudo se desmoronou. Sonho adiado... mas não "eliminado".
A questão da hereditariedade não está provada. E a EM desde que nos permita ter uma vida normal, é um mal menor, quando comparado com doenças bem piores (tu sabes isso melhor que ninguém, certo?). A minha irmã também tem EM. É mais velha que eu três anos e apareceu-lhe com18 anos (há mais de 10 anos). Na família não há ninguém que padeça desta doença, e como se explica que ambas tenhamos EM? É uma incógnita. Mas, não posso deixar que esta "coincidência" me impeça de concretizar um sonho, não é? Confesso que tenho medo, por mim, pelo bébé, pelo meu marido. Mas, temos de acreditar que tudo é possível.
O teu marido está a passar por uma fase difícil e de "NEGAÇÃO"

pipa

06 - 10.11.2006, 17:43

eu decidi engravidar após um diagnóstico recente de EM.
foi a melhor decisão que tomei....
a minha filha é o meu mais bem precioso.
quanto ao risco de ela vir a ser portadora de EM também, ainda não me preocupei seriamente com isso.......
o meu desejo de ser mãe falou mais alto.
acredito e desejo que isso não vai acontecer nunca.
a partir do momento que concebemos os filhos, eles passam a ser mais importantes que tudo, e temos que ter disponibilidade emocional para eles.
e quem sabe se o facto de ter 1 filho faça c que o seu marido se apegue mais à vida e lute.........
só o futuro o diria...
bjs
anamar

anamar

07 - 03.12.2006, 22:07

Todos nós passamos pela fase da negação...uns ultrapassam-na rápidamente, outros levam algum tempo. Mas tudo se ultrapassa...é preciso ter muita paciência e compreensão, mas nunca compaixão!
Acabamos sempre por encontrar a nossa força interior :)
Em relação a ter um bébé...hhuuummmm, como essa ideia me fascina:)
Eu já tenho um tesourinho com 6 anitos, e tenho EM há 2 anos e foi o unico projecto que não deixei para trás, o facto de voltar a ser Mãe novamente:)
Já falei com a minha equipa medica e todos me apoiaram e o mesmo se passou com o meu marido:)
Já é um bom começo não acham?:)
Eu estou decidida! Já comecei a fazer o desmame do anti-depressivo, de seguida irei deixar de tomar o resto das drogas...para o meu organismo ficar mais ou menos em condições para poder ser habitado por uma vida:)
Tambem será uma curta estadia, será só por 9 meses...
Espero que tudo corra bem:)
Eu vou dando noticias;)
Beijocas ternurentas desta amiga Anabela Rosado
Um Feliz Natal para todos na companhia de quem gostarem muitooooo...
Muitas prendinhas e não se esqueçam...
Vamos viver um dia de cada vez... e o resto logo se vê....;)

anabela

08 - 19.12.2006, 01:22

>Ola

O meu nome é Pilar e eu tenho EM, há 4 anos, sem saber engravidei e tenho a melhor coisa que alguem pode ter.
Todos os médicos me garantiram a probabilidade do bebe ter a doença é pouco maior que qualquer outra pessoa.
Eu sofri muito com o pos parto, mas no teu caso nao ha esse problema.
Vale tentar tudo para ter um filho..

Boa sorte
pilar

aguiar

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 31

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300