Esposa de um doente com EM - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentes

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Esposa de um doente com EM

01 - 26.02.2010, 15:17

Olá! sou nova no forum e estou aqui para desbafar com alguem que me pudesse entender e ajudar... A minha vida posso dizer que foi sempre maravilhosa, muitos projectos a dois sempre bem sucedidos, um casamento de quase 12 anos, dois meninos e uma menina, todos lindos, uma linda casa, não podiamos pedir mais.... até um dia em que tudo mudou, o meu marido ficou doente, diagnóstico EM, foi muito dificil de aceitar, a nossa menina tinha apenas 8 meses (os outros meninos um tem 8 e outro 5 anos), a nossa vida mudou completamente, ele que até era muito activo, hoje já não brinca com os meninos, trabalha muito e quando pode quer é dormir e descansar. Eu sei que é próprio da doença, e sei que tenho de entender, mas por vezes é muito dificil. Ele afastou se muito, anda sempre triste e mal humorado... e eu só queria tê-lo de volta, como dantes... mas esta maldita doença teve de aparecer para mudar tudo... gostava muito de conversar com alguem que tambem sentisse um pouco o que eu sinto... porque às vezes não sei o que fazer, o que dizer... Obrigado e força a todos os que tenham esta doença, e a quem convive todos os dias com um doente de EM.

Vilar Rodrigues

02 - 26.02.2010, 21:59

olá eu sou a rita tenho 39 anos, um filho agora c 11 anos, foi-me diagnosticada a MS há 4 anos mais ou menos. relativamente ao estado de humor do seu marido, tb aconteceu comigo, mas pedi ajuda ao neurologista (HFF), que me disponibilizou ajuda psicológica, e acabei por ser vista por uma psiquiátra, eu estava mt em baixo, chorava, descarregava mt na família, tomei decisões como q se o mundo fosse acabar. Fui medicada com Diplexil, um medicamento que equilibra o nosso estado de humor, e rivortil para me ajudar a dormir. Depois, vontade de fazer as coisas de forma diferente, e foi um descansar de alma por ter tão bom ambiente familiar. Para a MS tomo Avonex, mas, já tomei Rebiff e compaxone.
Força

ritaredshoes

03 - 26.02.2010, 22:10

É um problema complicado mesmo. Confesso que nunca mais fui a mesma depois do diagnóstico. Tive muitos problemas com depressão. Fiquei também mal humorada por muito tempo, e de vez em quando isso volta a acontecer nos dias de hoje. E é claro que minha família sofre com isso, a maioria inclusive se afastou ou ignorou o fato. Por isso, tente ser forte, seu marido provavelmente nunca passou ou passará por uma situação tão difícil quanto essa.

Quando eu tive problemas com humor e depressão, decidi conversar com a minha médica sobre isso. Ela sugeriu que a dose do rebif fosse reduzida pela metade. Ajudou muito. Pode ser algo útil no caso do seu marido tb... Quem sabe... Espero ter ajudado.

Um abraço.

Mozz

Mozz

04 - 27.02.2010, 11:26

Eu acho q a depressão não tem nada a ver com a medicação directamente (rebif), tem sim a ver com os efeitos secundarios q o medicamento nos provoca e depois c a situação em q nos encontramos (doentes), deveremos procurara ajuda, pois alguns medicamentos nos podem dar ssa ajuda e não tem nada a haver c antidepressivos, mas sim reguladores do humor e uma ajudazinha para dormir melhor
rita

ritaredshoes

05 - 02.03.2010, 11:40

Olá, e obrigado pelas vossa respotas,,, O meu marido anda a ser seguido no Hospital Stª Maria, pelo Dr. João Sá, e tambem acho que o problema dele é que ainda não está a ser medicado,,, o Dr. sugeriu aguardar por um segundo surto para decidir medicá-lo e acho que esta situação o deixa um pouco com medo. Ele teve o 1º surto em Novembro de 2008, teve internado, o surto afectou lhe a visão, a marcha, os braços continuam dormentes e parte debaixo das pernas também. Eu sei que isto até pode ser um bom sinal, ele não ter voltado a ter nenhum surto, mas até quando? e isto deixa o preocupado,,, se fosse medicado, pelo menos estaria protegido. Agora assim.... andamos todos os dias com o coração nas mãos...

Vilar Rodrigues

06 - 02.03.2010, 21:47

Olá, Também sou novo no conhecimento da EM sei que não é facil, principamente quando se trata de alguém que amamos.... Gostaria de deixar de sugestão que você assista dois filmes que com certeza vão te ajudar, para mim ajudou muito um tem o nome de a "Prova de Fogo" para o casamento e o outro para te animar é o Fazendeiro e Deus. Epsero que ajude um abraço.

RRodrigues

07 - 04.03.2010, 15:17

Eu também acho que uns filmesitos a dois ajuda muito :D, de qualquer forma, alterações de humor sim existem com muita persistencia, eu que o diga. agora tento controlar um pouco isso com muita força de vontade. Mas o que eu acho na descrição que faz é que tem que fazer ver ao seu marido que EM já ele tinha há muito tempo, muito mesmo, e brincava com os muidos, fazia projectos, era divertido, brincalhão, foi por causa de lhe terem dito que tem EM que mudou..... ele que pense nisso, outra sugestão era falar com o neuro, visto qur ficou com mazelas na minha opinião de portadora acho que devia fazer medicação, sei que custa muito, já faço uma injecção diária desde jan 2004, apesar de ser ao terceiro surto pois os 2 primeiros não formam diagnosticados sequer, o que sei é que não tive mais surto nenhum, falem com ele para ver uma solução, peçam-lhe também para irem a uma consulta de psicologia no hospital, mal não faz e pode ajuda-lo a ver a vida de outra forma, positiva.. Muito animo..... se for de perto a gente marca um café para lhe mostrar que a vida continua, agora mais que nunca temos que viver intensamente. (Parabéns por ser a esposa que é, mais uma prova que ele tem que superar isso para voltarem a ser felizes)
lalinha1977@hotmail.com

SóniaViana

08 - 05.03.2010, 16:04

O meu caso foi a mesma coisa. Tive que esperar por um novo surto, que aconteceu meses depois. Não sei pq eles fazem isso, também não acho certo. O meu segundo surto levou meses pra acontecer, mas e se o seu marido levar mais tempo? Enquanto isso a doença progride... Sem falar das lesões brancas, que deixam as coisas mais tensas...

Espero que dê tudo certo, um beijo.

Mozz

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 27

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300