Está a ser dificil lidar com a EM - Fórum de esclerose múltipla - Sintomas

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Está a ser dificil lidar com a EM

01 - 24.06.2010, 21:34

Olá,

Desde janeiro que me foi diagnosticada EM, a minha PL não acusou nada, mas tenho lesões na RM, a minha medicação ainda não chegou. Mas ultimamente tenho me sentido muito em baixo porque de vez em quando ou fico com tonturas, ou muito cansada e agora tenho dificuldades a falar, mas estou a ficar melhor. Mas com isto tudo junto só me apetece chorar, já não me sinto eu porque tenho que ter cuidado com as diferenças de temperatura, com o stress com o ter as tarefas da casa, do trabalho e com o meu marido não se passe comigo por estar sempre cansada.
Acho que estou a ficar bastante deprimida, ainda não consigo lidar com tudo o que EM acarreta. Preciso de falar com alguém, que me anime, que me diga que a minha vida não vai piorar. Ajudem-me, estou a passar-me, a isolar-me...

Salmacide

02 - 24.06.2010, 23:18

Olá!!

Não desanimes!!
É pior!!

A EM não é o fim do mundo!! É uma doença chata,complexa e afecta o nosso estado emocional.

A depressão anda de mãos dadas com EM, e se já és seguida num hospital, fala com a enfermeira ou médico, para eles te ajudarem!!
É banal sentir-mo-nos deprimidos em alguma altura, faz parte...

Podemos ultrapassar esse revolta e tristeza sozinhos ou com terapia e/ou medicação!!
Contudo é necessário pensarmos que o dia de amanha vai ser melhor e a EM não é mais forte que nós!!!

Deves pensar "falar é fácil!", mas eu sei o que digo!
já passei por essa revolta várias vezes, mas não tive depressão.
E a revolta só dura um dia, eu chamo "o dia mau!!
O dia em que sou má para mim!!"

Pois, não adianta nada a nossa revolta, a nossa tristeza!!
Só nos faz mal, só nos prejudicamos!!!

Temos de ser felizes com a doença q temos!
É o segredo para combatermos a maldita!!

Fica Bem!
Sê Feliz!!!!

Mil beijos,
Diana

diana brito

03 - 27.06.2010, 19:16

ola, tenho EM desde novembro de 2009, pelo menos altura em que foi diagnosticado, a noticia caíu-me em cima como que de paraquedas, pois apesar de ter feito muitos exames no ultimo ano, nunca acreditei que desse positivo, no entanto deu, fiquei triste e derramei muitas lágrimas, e fiquei á espera de começar o tratamento, ou seja tomo avonex, uma vez por semana, a primeira injecção, foi horrivel, passei muito mal, dores fortissimas, no entanto no meio de muitas lágrimas pensei que havia muita gente pior do que eu, afinal esta doença não mata, vive-se com ela.... Agora a maior parte das vezes nem sinto nada ao levar as injecções, e tenho uma vida normal. Portanto força, que nós é que fazemos a nossa vida....bjs

patucha

04 - 02.07.2010, 10:01

Falo por mim é claro...
Descobri k tinha EM em dezembro/09 e tentei levar as coisas na boa, pk é assim k temos k levar a vida!
Tenho 1 loja k é mt estressante e eu trabalho 12h por dia.
Não é facil estar o dia todo em pé, mas eu até gosto e faz-me esquecer um pouco a EM.
Por x sinto-me cansado.
Quando vou almoçar tenho k subir mts escadas, e quando chego a loja sinto k vou morrer de cansaço, mas isso depois passa. :)
Estou a tomar o rebif, nao sei se me está a fazer bem ou mal, mas a medica disse-me k ainda era cedo para fazer uma avaliação e pensar em mudar o tratamento.
Como eu costumo pensar e dizer: Always look at the bright side of Life.
Actualmente tenho problemas de equilibrio, mas ando sem nenhum tipo de ajuda, apenas me seguro para subir e descer as escadas por precaução, e também tenho problemas de visão no olho direito.
Por exemplo, fechando o esquerdo mal consigo ver o que estou a escrever, mas o direito está a funcionar lindamente... :)
Por agora e tudo.
Um abraço e tudo de bom para todos.

kauika

05 - 03.07.2010, 13:34

Começei a tomar o copaxone, mas ainda não estou mentalizada, continuo revoltada um pouco deprimida e continuo a isolar-me em casa. Sinto que não tenho nada de novo para conversar a não ser da EM e lamentar-me. Está também a ser muito dificil deixar de fumar, por isso tenho tido dias complicados e não páro de pensar como a EM está mudar a minha vida. Ando mesmo desorientada....

Salmacide

06 - 28.07.2010, 00:59

olá,te entendo muito bem,pois não é facil.tenho EM ha 7 anos e ja passei por varios estágios,desde depressão profunda até revolta,me isolei do mundo por causa da doença,pessoas que se diziam amigas se afastaram etc...
o que tenho a te dizer é que se nos abatermos só quem perde somos nós mesmos,devemos buscar levar uma vida o mais normal possivel.a tristeza só piora ainda mais as coisas.
força sempre.
um abraço.

wnt

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 49

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300