Nunca esperei escrever para fóruns mas penso que preciso de desabafar sem que ninguém me olhe com aquele ar de reprovação de quem anda sempre com "hipocondriaquices".
Há cerca de dois anos começo a notar movimentos involuntários nos meus dedos das mãos e no meu olho esquerdo. Como qualquer pessoa, associei ao cansaço e pelo facto de ter alguma dificuldade em ter hábitos de sono normalizados ( tantas directas que fiz!). Algum tempo depois notei que esses espasmos permaneciam e que os meus dedos dos pés e as ditas fasciculações pelo corpo todo manifestavam-se.
Fui ao médico, magnésio e repouso. Os problemas persistiram.
As minhas consultas na net permitiram-me identificar ainda algo que nunca tinha associado ao que me acontecia mesmo antes de adormecer: Ataques de pânico.
Eu sei que a ligação disso com os sintomas que descrevo é imediata e, como tal, nada mais deverá ser. O problema é que estes sintomas persistem, agora ainda por cima noto uma sensação de espasmos e ardor nas pernas e costas. Noto que dou por mim a andar em ponta pé direito (sem "aterrar" o calcanhar), noto alguma dor na parte direita da cabeça onde tenho uma fenda que não tinha anteriormente, noto algum cansaço mesmo depois de 10 horas de sono (que com o horário de trabalho normalizou)
Os médicos desvalorizam e associam imediatamente à ansiedade. Já fiz sangue, urina, electroencefalograma e teste neurológico e está tudo ok.
Tenho pendente uma ressonância e estou algo assustado até porque alguns dos sintomas encaixam com EM, mas também encaixam com ansiedade.
Será possível andar com tremores há mais de dois anos por ansiedade, mesmo quando nada na minha vida o justifica, antes pelo contrário?
Olá! Sou doente de EM, há cerca de 6 anos. Também pensei que era cansaço e preguiça. Comigo bastou fazer uma RM para se ter a certeza q tinha EM. Alguns dos sintomas podem ser confundidos com ansiedade, depressão e atá ataques de pânico. Também podemos ter em simultâneo depressão e EM. Geralmente andam de mãos dadas. Contudo a RM e ou punção lombar devem identificar se é EM, ou simplesmente uma depressão. Nunca tive movimentos involuntários. Espero q consigas resolver a tua situação o mais depressa possível e as melhoras. Beijos
*COMO DISSE O COLEGA ACIMA!!! NÃO SE DESESPERE!!!!! O ÚNICO EXAME QUE VAI TE DIAGNOSTICAR O ÚNICO É A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA O ÚNICO!!! QUE EU SAIBA!!! DETALHE A EM NÃO É BICHO DE 7 CABEÇAS!!!! PODE ACREDITAR!!! NÃO É O FIM DO MUNDO HOJE EU POSSO DIZER ISSO.... =)
ola,a cerca de 6 meses fiz uma ressonância que revelou imensas pequenas lesões e a primeira suspeita do medico foi esclerose. depois de centenas de analises com alterações pouco coerentes e de uma punção lombar sem alterações, está para breve a realização de nova ressonância e dos potenciais evocados, no entanto atendendo ao resultado da punção o medico quase excluiu a hipótese de esclerose. No entanto todos os sintomas(cansaço extremo, perda de força nas pernas ao ponto de por vezes ficar 2 ou 3 dias em casa sem conseguir andar,perda de força braço direito, dormências, dores musculares, dores de cabeça,taquicardia, dificuldades respiratórias, alterações visuais olho direito, perda de libido, alterações de humor,estados de confusão, desequilíbrio) são sugestivos de esclerose. o medico diz que as lesões justificam todos os sintomas mas acha que estes são exacerbados pela ansiedade. acham possível ser esclerose sendo a punção lombar normal?
sinto me cada vez mais doente visto que a única coisa que tomo é a aspirina e também cada vez mais desesperada porque o medico parece andar tanto as aranhas como eu.
A Esclerose Múltipla não é a única doença neurológica com estes sintomas. Tenha calma. A ansiedade pode estar de facto a agravá-los. É vulgar o diagnóstico por vezes ser um pouco complicado de realizar e, sobretudo, demorado.
obrigado luis , esta semana fiz uma nova ressonância e não houve alteração nos últimos 6 meses, ou seja as lesões são as mesmas o vai dificultar ainda mais o diagnostico. acontece que esta semana tive um desmaio coisa que nunca tinha acontecido, tu que conheces melhor a doença achas que pode ser mais um sintoma?