Finalmente o diagnóstico!!! - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentes

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Finalmente o diagnóstico!!!

01 - 25.02.2010, 12:12

Olá a todos! Ontem finalmente tive o meu diagnóstico, que como eu suspeitava é de EM. Como eu já vos tinha dito andava com visão turva (que agora os potenciais evocados confirmaram uma lentificação, daí a diminuição da acuidade visual), tonturas e dormência no maxilar inferior. Eu estive de baixa até à sexta-feira passada, tendo começado a trabalhar nessa mesma sexta, eu não sei se vos disse mas sou enfermeira e trabalho num serviço de medicina que é dos mais pesados em termos fisicos e como tenho umas boas colegas, nesse mesmo dia fiquei logo com os doentes mais pesados distribuidos. Ao fim do dia as minhas pernas pareciam gelatina e as dormências aumentaram para os braços, mas pronto tentei não ligar muito. Trabalhei o fim-de-semana todo e como só faço manhas apanhei sempre o serviço mais pesado, na terça feira agravou de tal maneira que as minhas pernas deixaram de me obedecer e a arrastar a perna direita e fiquei com diminuição da força tanto nos braços como nas pernas e a dormência no maxilar aumentar para a face e lingua, nesse mesmo dia fiz metilprednisolona e ontem fui a Santa Maria ao Dr João de Sá que me confirmou a EM, quando cheguei a Elvas iniciei a minha primeira toma de corticoídes e segunda feira começo o Rebife. Está a ser um pouco dificil, não tanto para mim, porque já estava à espera (embora seja dificil na mesma) e finalmente tenho um diagnóstico, mas para o meu marido foi um choque maior e não está reagir muito bem. Ele é uma pessoa que gosta de fazer planos e agora esta a ver os planos dele a irem por agua abaixo. Eu estou farta de lhe dizer que o mundo não acabou, podemos sempre fazer planos, embora vivendo também um dia de cada vez pois todos nós não sabemos o nosso dia de amanha, de um momento para o outro tudo se pode complicar e não podemos dar nada por garantido. Todos os dias vejo isso na minha profissão e este sempre tem sido o meu lema de vida, mas ele não consegue viver assim, não com o feitio que tem. Por incrivel que pareça isso é o que me tem preocupado mais pois espero apoio da parte dele, mas tenho medo que mesmo com a minha situação eu é que tenho que lhe dar apoio a ele. Mas pronto não há-de ser nada melhores dias virão e temos sempre pensar de maneira positiva, se Deus quiser só daqui por muito tempo irei ter novo surto e tenho um filho lindo que me dá forças todos os dias. Um grande bem hajam para todos vocês mais uma vez um grande obg por todo o apoio que tenho recebido da vossa parte e só temos é que aproveitar ao máximo o melhor das nossas vidas pois se olharmos bem em nosso redor podemos ter coisas más mas as boas de certo que as superam e a elas que nos temos de agarrar com todas as nossas forças. Um bj grande para todos, Sandra

Sandraenf

02 - 25.02.2010, 14:19

Olá Sandra:

Li agora a mensagem e como estou com tempo, resolvi dar-te uma palavra. Muita coragem muita luta, muita persistência vão ter de ser o teu lema de vida. Sei que não é fácil e a tua profissão é das mais difíceis para quem tem uma companheira de Jornada tão "mázinha, teimosa, rebelde". Enfim, sabes tão bem quanto eu como é... Não deixes nunca de dizer o que sentes, como te sentes para que te entendam. Eu estou a ser acompanhada desde 2006 (maio) no Hospital Egas Moniz e deram-me um livro no qual se diz que muitas vezes a nossa doença não é entendida nem aceite pois parece Mentira!!!
Felizmente já há algum conhecimento e há que acreditar que temos sempre um anjo da guarda por nossa conta.
Espero que o tratamento esteja a fazer efeito e que te entendas bem com o Bebiff. Eutomo 3 vezes por semana Rebiff 44 e já tive 5 surtos e aí tenho de recorre ao Hospital Egas Moniz porque vivo em Mação e o Hospital de Abrantes não tem Neurologia. Felizmente os meus pais vivem em Paço de Arcos e os três dias de Metilprednisolona são em ambulatório.
Muita coragem e tem sempre o teu filhote como uma fonte onde vais buscar aquilo que necessitas para mais uma caminhada. Estar doente e continuar a ser o guia, o aopio em casa não é fácil, eu sei. As tuas forças não te vão fatar nunca.
Coragem!!!
Um beijinho,
Maria José

Maria José

03 - 26.02.2010, 11:16

Muita força e vai ver que tudo corre bem! Para mim tb ainda é dificil, apesar de ter sido diagnosticada á 2 anos...
Coragem e n desista de lutar

Sorriso

04 - 03.03.2010, 11:43

Amiga Sandra!
Feliz por vc. ter encontrado a razaão do seu mal.
Solidária por voce ser mais uma portadora da EM, que como voce mesmo relatou, consciente de que o mundo não acabou, e que devemos viver cada dia.
Beijos .
P.s.: Voce não enctrou mais no msn hein! rsrsrsrssrs

monica henriques

05 - 03.03.2010, 14:01

Olá Mónica tem razão nunca mais estive online, mas é porque tenho andado muito em baixo e o meu pequenito também tem estado doente, então tem sido tudo de seguida. Faltam-me as forças, vou para a 2ºdose do rebif e estou muito em baixo. Mas como eu costumo dizer é viver um dia de cada vez. Um bj grande por tudo e Deus me dê força que por vezes elas me faltam

Sandraenf

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 34

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300