Olá, gostava de vos pedir a vossa opinião. Tenho 25 anos e foi-me recentemente diagnosticada a EM, começo a ter alguns problemas principalmente a nivel sensorial do lado esquerdo, tremores e dormencias, desiquilibrio, tonturas, enfim... vocês sabem. Mas isto parece que piora de dia para dia, não sei se é normal se está a progredir demasiado rápido, porque não tenho tido surtos, mas os sintomas multiplicam-se. Mas o que eu quero perguntar é mesmo o seguinte: eu conheci uma rapariga de quem começo a gostar. Ela não sabe que eu tenho EM e eu tenho medo de lhe dizer não vá ela assustar-se. Mas pensando bem, acho que mais tarde ou mais cedo ela vai acabar por descobrir. E aí o que é que eu posso dizer? Que futuro lhe posso oferecer? Não é melhor enfrentar esta doença sozinho sem medo de magoar outra pessoa, sem a sensação de não poder corresponder às suas expectativas, sem medo de um dia talvez bem mais cedo do que se imagina não poder estar com ela da maneira que quero. Já para não pensar em poder vir a ter filhos com EM também. Eu acho que se me envolver, vou sofrer ainda mais do que sofro porque vou encarar outra faceta da doença que não vejo agora e que é a rejeição pela doença. Isso eu não tenho agora. Conselhos?
Eu acho que uma relação se constrói com honestidade (sem mentiras ou omissões), sem isso é difícil que uma relação (namoro, casamento ou união de facto) se aguente. Digo-te isto com uma experiência de 16 anos (11 de casamento + 5 de namoro). Quanto ao facto de tu te magoares ou magoares quem tu gostes é um risco que corremos na vida todos nós em todas as relações humanas. Acho que deves ser sincero e honesto com a rapariga de quem tu gostas e se ela realmente gostar de ti, vai ser determinada e ficar contigo, caso contrário também não te interessa pois não gosta o suficiente e por isso também não interessa para uma relação. Quando lhe contares (se assim resolveres) procura transmitir-lhe tudo quanto sabes sobre a EM e sobre o teu caso. Nós já temos o problema, mas ela (e outros) não estão livres de terem um problema igual ou pior que o nosso. Ninguém sabe, o futuro a Deus pertence. Espero ter ajudado! Cumprimentos, Afonso
Com EM, mas sempre EM apoio mútuo!
Muita força, coragem e alegria!
Olá meu amigo, na minha opinião deve-se ser sincero com o nosso companheiro(a), se o nosso companheiro(a) realmente nos ama então acredita que ficará sempre ao nosso lado:):) É claro que é bastante normal tu pensares de como irá ser o teu futuro com EM, mas amigo aconselho a viveres a tua vida aproveitando cada segundo, cada minuto... porque na verdade nós nunca saberemos como vai ser o nosso futuro mas sabemos,sim, de como é o nosso presente não é verdade? Em relação ao facto de não poder ter filhos com EM... tudo depende de ti amigo... Eu tenho EM há quase 4 anos e agora há 2 meses tive uma bébé e está a correr tudo bem, além desta bébé tenho um outro filhote com 7 anos... e amigo digo-te sou bastante FELIZ!!! Uma coisa é certa o melhor é viver um dia de cada vez e o resto logo se vê... E não merece a pena estar a afundarmo-nos nos nossos receios futuros porque só estamos a perder tempo... Porque podemos viver 20 anos e continuar a fazer a nossa vida normal sem ter surtos... mas olha amigo há quem nem tenha EM e acorda de manha para ir para o trabalho e pelo o caminho tem um acidente e fica numa cadeira de rodas para o resto da vida... Por isso o melhor é não pensarmos de como vai ser o nosso futuro com EM ou sem EM ele irá ser incerto só quando lá chegarmos é que saberemos:) Meu querido amigo por favor vive a vida com intensidade, ama a tua namorada e qd chegar a altura casem-se e constituam familia, porque tudo isto é bastante maravilhoso, acredita:) Beijocas ternurentas desta amiga , Anabela Rosado Ps- se precisares de alguma coisa podes contar comigo amigo... e o mesmo digo para os meus amigos daqui deste forum...
Olá Boa Noite! Concordo perfeitamente com o Afonso e com a Anabela. Eu também sou casada há 12 anos e conheci o meu marido após ter tomado conhecimento da doença e foi das 1ªs coisas que lhe contei, pois assim ele ficava já a saber com o que podía contar ;-). Tens é de viver um dia de cada vez, e não pensar muito no futuro. Os teus Filhos até podem nem vir a ter EM. Eu, por opção, não tive Filhos. Mas, temos na resposta anterior (Anabela) uma Mãe Coragem. Por isso, Força e segue sempre o que o teu Coração diz. E se ela não compreender é porque não é ainda a Mulher certa para ti. Já diz o ditado "Quem casa não pensa, e quem pensa não casa!!!" Nelly
O meu conselho é aproveita a vida. Costumo dizer que "se a vida te dá limões... faz limonada". Quem pensa muito no futuro não vive o presente. Deve ser sincero com a rapariga de que gosta, porque a sinceridade é fundamental em todas as relações. Quanto ao vir a ter filhos, eu sou filho de uma pessoa com esclerose multipla e não tenho nada. Pelo menos até agora. Nunca desista das coisas a partida. lute por elas, porque mesmo que não atinjamos o nosso objectivo sabemos que lutámos e isso evita o arrependimento que é um sentimento um bocado desagradável.
Muita força, e lembre-se a vida já lhe deu os limões.. agora so falta fazer a limonada =)
vive a vida sem te lembrares que tens EM mas sempre com cuidado para não entrares em exagero....de resto...basta ser positivo para que a negatividade se afaste....