Gostaria de saber se alguem iniciou o tratamento de imunoglobina durante a gravidez. Estou gravida de 29 semanas e o meu medico (Dr Rui Pedrosa) pretende iniciar o tratamento apenas após o parto.
A neurologista que me acompanha no Hospital da Luz, onde terei a bebe, acredita que o tratamento deve ser iniciado ainda durante a gravidez.
Pf partilhem a vossa experiencia, pois nao sei o que fazer :(
Olá querida amiga, eu há já 10 meses que tive a minha bébé e tem estado tudo muito bem comigo. No dia em que a minha bébé nasceu eu renasci! ( jamais me fartarei de dizer isto eheheheheh) Enquanto estive grávida não fiz qualquer tipo de tratamento para a EM, só no dia em que tive a minha bébé é que começei a fazer o meu tratamento para a EM que é o COPAXONE, é claro que não lhe pude dar de mamar. Mas acho que para um bébé o leite materno faz-lhe muita falta é verdade... só que a presença da Mãe também ...não é verdade? Sei de casos que começaram a fazer as imunoglobinas durante a gravidez e outros que começaram a fazer após o parto... Tudo isso depende da opinião de cada médico e de cada caso. Mas amiga confia no teu médico, ele de certeza que sabe o que é melhor para ti e para o teu bébé. E já agora muitos parabéns amiga que tudo te corra tão bem como tem corrido comigo. Vais ver que vai correr tudo muito bem e tu vais-te sentir felicissima... Eu sinto-me tão feliz que esqueço-me que tenho EM, só me lembro que a tenho quando tenho que administrar em mim a injecção, eheheheheh Se precisares de alguma coisa amiga já sabes podes contar comigo. Beijocas ternurentas para ti e para o teu bébé que está no quentinho e protegido por ti, eheheheheh Esta amiga, Anabela Rosado
Ola Anabela, espero que continue tudo a correr pelo melhor.
Nao fizeste o tratamento com imunoglobulinas? Iniciaste logo com a terapeutica?
O meu medico pretende iniciar o tratamento com imunoglobulinas durante 5 dias apos o parto (pelo que li a maioria inicia ainda na gravidez) e durante 3 meses, 1 dia por mes. Pelos vistos o teu caso foi diferente...
Em relação ao parto, nao recomenda de forma alguma a epidural, pelo que se puder ser evitada tanto melhor. Desta forma, e para evitar o esforço e cansaço de um parto normal sem qualquer anestesia, será cesariana com anestesia geral.
Olá Margarida, compreendo perfeitamente as tuas duvidas, pois também estou grávida de 31 semanas. Já fiz dois ciclos de imunoglobulinas ás 26 e 30 semanas e contiuarei a fazer após o parto. Antes de decidir engravidar fazia o betaferon, ao qual voltarei logo que necessário, espero muito poder amamentar, mas sei que pode não ser possível. A EM deu-me uma trégua durante 28 semanas, mas agora voltaram os sintomas, não tive um surto forte mas todos os dias vão voltando a aparecer os sinais que conhecemos. Mas apesar disso estou muito feliz com o meu Miguel sempre a movimentar-se dentro de mim, e a minha Mariana com 7 anos a viver cada momento desta nova fase da nossa vida, disso a EM não nos consegue privar.
Muitas felicidades para ti, e vai dando notícias, juntas será mais fácil!
Ola, Boa noite. Depois de muitas duvidas e alguns medos, a decisao foi tomada. Estou gravida de 17 semanas! O que combinei com o neurologista foi: 1 - que assim que tivesse a certeza da gravidez, parar a terapeutica: COPAXONE (Assim fiz. No dia do teste positivo interrompi a medicaçao); 2 - quando estivesse de 9 semanas iniciar os ciclos mensais de imunoglobulina. Ja fiz 2 ciclos e estou a caminho do 3º. Acho que deves confiar no teu medico: ha varios tipo de Em e cada caso é um caso. Ele melhor que ninguem deve saber o que melhor se adapta a ti. Se continuas com mtas duvidas, diz-lhe directamente! Beijos PS: Desejo-te que tudo corra tao bem como desejo para mim! Ao dispor. Vanda
Olá a todas e obrigada pelas vossas palavras. Como devem calcular, ja tive a minha Victória!
O parto correu bem, parto normal sem epidural (decidi nao recorrer à epidural) e infelizmente com recurso à ventosa. Digamos que foi à moda antiga!
Ja fiz 2 tratamentos com imunoglobulinas e vou fazer o ultimo para a semana. Sinto-me bem, apesar de ja ter alguns sintomas... as habituais dormencias!
Continuo a amamentar (nao ha qualquer problema) e pararei assim que inicie a terapeutica.
Posso dizer que estou a adorar ser mae, é um amor incondicional que de dia para dia se vai fortalecendo.
Espero que esteja tudo bem com voces. Muita força e vao dando noticias!
Olá querida amiga, passei por aqui para te dar os parabéns! Muita sorte amiga que tudo te corra bem assim como tem estado a correr comigo há 14 meses, eheheheheh Beijocas ternurentas desta amiga, Anabela Rosado
Olá Margarida! Eu tive o meu filho em fevereiro de 2008. Pelas circunstâncias da vida foi muito planeado. Falei com tres neurologistas diferentes e os três deram-me indiacações ligeiramente diferentes. Eu acabei por fazer assim: parei o rebif 1 mes antes de engravidar e iniciei logo a imunoglobulina mensalmente até 6 meses pos parto, altura em que estava planeado recomeçar a medicação (durante a gravidez passei sempre bem). No entanto, aos 6 M pos parto tive um surto. Nessa altura fiz cortisiona,e os sintomas desapareceram na totalidade, coisa que felizmente tem acontecido sempre. No entanto, as RM que fiz nessa altura demostraram um agravamento significativo. Agora e estando tudo a correr bem e passado um ano de medicação sem qualquer sintoma voltou o desejo de dar um irmão ao João Tomas. Por coincidencia, depois de fazer um RM encefalica no inicio de Dezembro 2009, no qual as lesões diminuiram significativamente e não se verificando lesões novas, comecei com sintomas passado tres dias. Ainda ignorei mas eles não desapareceram. Ontem comecei um ciclo de cortisona e estou a tentar repousar. Os sintomas são muito parecidos com o surto anterior que se localizava mais na medula, por isso vou repetir RM medular. De qualquer forma não quero desistir da ideia de ter mais um filho. Este é o meu 4 surto em 6 anos. O que acham? Já alguem avançou para o segundo filho depois de ter sido diagnosticado EM? Beijinhos e um bom ano para todos Margarida Pereira