Como saber , através da RM se você tem EMPP ou EMSP? Como vocês já deve estar acostumados,quando vamos fazer a RM nos injetam na veia do braço um corante , chamado Gadolíneo. Se você for lêr o laudo de sua RM lá está escrito:”presença de tantas lesões COM CONTRASTE de gadolíneo ou SEM CONTRASTE de gadolíneo” E o que isso significa? Lesões com contraste de gadolíneo significa lesões recentes,novas Lesões sem contraste de gadolíneo significa lesões antigas. E para que saber se suas lesões são recentes ou são antigas? Porque paciente com EMPP(primaria progressiva) costumam apresentar lesões antigas(sem contraste) e pacientes EMSR(surto-remitente)costumam apresentar lesões recentes(com contraste) Obs:se em seu laudo disser: com contraste de gadolíneo ou com captação de gadolíneo ou com impregnação pelo gadolíneo ou intensificadas pelo contraste, tudo isso significa a mesma coisa. Sendo assim, interpretando a sua RM você pode ter uma noção se o seu caso é de EMPP ou EMSR, certo? Outra diferença: pacientes EMPP costumam apresentar lesões PEQUENAS,enquanto pacientes EMSR costumam apresentar lesões maiores,mais chamativas. Estas informações eu retirei deste mesmo site em que nos encontramos:MS Gateway,se você for no canto esquerdo da tela em : 1º)Recursos 2º)Compreender a EM 3º)Diagnóstico da EM 4º)O que é RMN e como funciona? 5º)RMN e EM Lá está escrito o seguinte: “Estes exames podem ser usados para obter informações sobre a progressão da doença nos 3 tipos de EM( surto-remissão,secundária progressiva e primária progressiva).Por exemplo: na primária progressiva,ao contrário da surto-remissão, as lesões são normalmente PEQUENAS e NÃO INTENSIFICADAS PELO CONTRASTE.A densidade protônica permite a identificação de lesões antigas e recentes, que aparecem como manchas brilhantes.” Sei que este site da MS Gateway possui muitas informações boas e de confiança.Mas como eu não costumo acreditar em tudo que leio na internet gostaria de fazer umas perguntas para vocês para poder confirmar se estas informações são realmente procedentes: 1)Qual seu tipo de EM?EMPP,EMSR ou EMSP? 2)No seu laudo da RM diz: lesões com contraste ou sem contraste de gadolíneo? 3)No seu laudo diz que as lesões são pequenas? No meu caso, o laudo diz: “ ...presença de 6 PEQUENAS lesões , SEM INTENSIFICAÇÃO PELO CONTRASTE DE GADOLÍNEO...” Ou seja,seria provavelmente um caso de EMPP.Meu diagnóstico ainda não foi definido, pois é muito recente, mas provavelmente seja mesmo EMPP pois até agora ainda não tive um surto característico de EMSR e sim já fazem 5 meses que eu apresento sintomas que não desaparecem(não sofrem remissão). Tenho que confessar pra vocês que quando li isto neste site fiquei desesperada!”lesões pequenas sem contraste de gadolíneo indicam EMPP” pois é exatamente o que estava escrito no meu laudo!E realmente, quando eu fui vêr melhor as imagens da minha RM as lesões eram mesmo muito pequenas ao ponto que o meu médico teve que me indicar onde elas estavam para eu conseguir enchergá-las. Sei bem que para sabermos se um paciente é EMPP o ideal é observarmos ao menos 1 ano a progressão da doença mas como eu estou muito ansiosa, e não gostaria de ter que esperar um ano para saber isso, se vocês me dessem os exemplos de seus laudos me ajudaria muito saber se através da RM podemos realmente sugerir que um paciente é EMPP ou EMSR, ou se isso não faz nenhum sentido, afinal não dá pra confiar em tudo que se lê na internet, não é? Estive fazendo uma vasta pesquisa na internet e não encontrei nenhum outro site que diga que através da RM podemos interpretar se o paciente tem EMPP ou EMSR,apenas aqui no nosso site da MS Gateway(que eu julgo ser um site de confiança).Sendo assim eu lhes pergunto: vocês já leram sobre isso em algum outro lugar antes?
Já abordaste este assunto com o teu neuro? Não creio que se possa avaliar se é EMPP somente pela RM. Eu, por exemplo, tenho EMSR e fiz recentemente uma RM que me indicou não haver lesões novas, apenas antigas. E já tive lesões pequeninas no cérebro que deapareceram. Quer isto dizer que tenho EMPP ou somente que a minha EMSR está controlada? Acho que mais do que as lesões, o indicador mais fidedigno de EMPP na RM é a atrofia no SNC. Não sei como identificá-la mas costuma vir referido no relatório da RM se essa atrofia existe ou não... Alguém que não tem lesões mas revela atrofia será um candidato a EMPP. isto juntamente com o quadro clínico, que também é fundamental. Mas se estás assim tão ansiosa, deves mesmo é falar com o teu neuro, nem que seja um telefonema para dar conta da tua ansiedade e ouvir o que ele diz.