Moléstia de Devic - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentes

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Moléstia de Devic

01 - 15.03.2008, 13:47

Olá, meu nome é Elcio, tenho 46 anos e faço tratamento de Moléstia de Devic a um ano e meio, hoje estou muito bem, trabalho, conduzo veículos e levo uma vida normal. Fiz duas internações no ano passado, em abril e dezembro para medicação, basicamente com interferon, e uso diariamente Imuran, que é um imunosupressor. O raciocínio é diminuir o ataque à mielina mantendo os leucócitos em um nível baixo. Antes desse tratamento, tratava como EM. usando solumedrol nas crises.

Elcio

02 - 15.03.2008, 13:58

caro Elcio,

Embora esteja com diagnóstico de EM há dois anos, os meus neuros suspeitam que se trate de Devic (ou Neuromielite Optica) pelo facto de ter sintomas medulares e opticos persistentes mas a ressonancia magnetica não revelar lesões cerebrais.
Chegou a fazer o exame de detecção do anti-corpo que é característico da Devic? Eu aguardo os resultados para saber se de facto é isso mesmo que eu tenho... E sabe que a Devic é tratada com imunosupressores e corticoides e o não com as terapias convencionais da EM (interferãos, copaxone, tysabri).
A Devic é muito feia na teoria mas felizmente também tenho passado bem pois apesar de ter surtos frequentes, eles nunca são agressivos e faço uma vida normal.
Se quiser trocar ideias sobre o bicho, disponha, até porque não haverá muitas pessoas aqui no forum com o memso problema.

Abraço

Spiff

spiff1970

03 - 15.03.2008, 14:09

Olá Spiff, ainda não fiz esse exame, vou comentar com meu médico na próxima visita. nas ressonãncias que fiz, não havia lesões no cérebro, mas havia na coluna, na altura do peito mais ou menos. Não tenho surtos severos, aliás nunca tive, tenho alguma turvação na visão, por alguns minutos, depois desaparece, e dificuldades de andar, como se estivesse o tempo todo cansado, e com o equilibrio prejudicado.
Estou feliz em te conhecer, pois sinto a necessidade de trocar experiências sobre essa doença.

Um abraço

Elcio

04 - 15.03.2008, 14:33

Estranho não ter feito esse exame, pois só ele dá certezas de ser Devic. A punção lombar também é útil porque na Devic não existem as chamadas bandas ogliclonais. Em que hospital está a ser seguido? Eu fiz o exame em Sta Maria mas o exame seguiu para um lab em Oxford e leva algum tempo até saber os resultados. Na Ressonância, a Devic caracteriza-se por lesões extensas que afectam mais de dois segmentos de vértebra (daí ela poder ser pior do que EM). Mas pelo que sei nenhum neuro pode ter a certeza de ser Devic sem o tal exame, pelo que aconselho-o mesmo a questionar o seu a este respeito.

Abraço
Spiff

spiff1970

05 - 17.03.2008, 13:16

Olá Spiff, realmente não tinha ouvido falar nesse exame, mas comentarei com meu médico na semana que vem. Já fiz praticamente todos os exames necessários, como potencial evocado, liquor,
ressonâncias etc..
Me diga como é seu dia-dia com a doença, se tem surtos, como são, se afeta sua visão, com que frequência tem surtos.
Um abraço

elcio

Elcio

06 - 17.03.2008, 17:55

Tenho feito uma vida normal apesar dos surtos serem muito frequentes. Eu estou numa situação de corticodependência pois quando os corticoides deixam de fazer efeito, o bicho volta a fazer estragos. Felizmente, os surtos nunca são severos. Costumo ter sintomas sensoriais, dormências nas pernas e tronco, algum cansaço temporário na visão, alguma espasticidade, sensação de aperto no esófago, obstipação... Nada de severo, pois nunca dei baixa do trabalho e ninguém diz que tenho a doença.

Já fez imunosupressores?

Pedro

spiff1970

07 - 17.03.2008, 18:18

Olá Pedro, temos sintomas bastante parecidos, atualmente faço uso diário de Imuran, cujo princípio ativo é a azatiaprina, é um imunosupressor, e sua função é manter os meus leucócitos em torno de 3000, para que a ataque à minha mielina seja o mais brando possível. Como havia dito antes, fiz duas internações no ano passado e fiz uso de interferon durante a internação, depois não usei mais, sendo o Imuran o único medicamento que uso atualmente.
Um abraço

elcio

Elcio

08 - 17.03.2008, 18:31

Eu fiz Mitoxantrona recentemente, mas sei que o Imuran é o imunossupressor mais utilizado na Devic. Apesar da Mitox também estar prescrita para a Devic, não sinto que tenha tido grande efeito pois os surtos continuam. A minha médica disse-me que era provável que viesse a fazer corticóides diários para um controle mais apertado da agressão auto-imune.
Sabe que a Devic é mediada por células-B e não T como a EM, sendo por isso que os tratamentos da EM não resultam com a Devic. É uma doença com um mecanismo completamente diferente da EM apesar de também ser desmielinizante. Mas há pessoas que vivem anos com o diagnóstico errado...

Para além de imunosupressores e corticóides também tomo bastantes oleos polinsaturados, sobretudo omega-6 que ajudam a restabelecer a mielina. Pode ser ingerido no oleo de girassol, oleo de onagra e linhaça moída - esta última também é óptima para a prisão de ventre. Penso que vale a pena acreditar nestes tratamentos complementares, apesar de ser difícil saber ao certo se eles estão a resultar.

Pedro

spiff1970

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 35

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300