Já ouve alguém a quem tivesse sido diagnosticado um buraco negro (black hole) na ressonância magnética (RM)? Eu estou registada neste website e poderão ler a minha historia. Mas para sumarizar a questão, diagnostico em 2005 com 2 relapsos espaçados 8 meses entre si, depois (entre 2006 até 09/2009) tenho andado estável, ie, assim o pensava em Setembro ultimo tive um relapso pequenino, mas depois de fazer uma RM foi constatado um buraco negro (morte de neuronios) na regiao cortical esquerda e agravamento de lesões no cortex direito com possibilidade de MS progressiva. Nunca tomei b-interferão, pois era minha intenção engravidar. A minha filha já tem quase 1 aninho e só em Setembro é que tive a visita da MS novamente. A minha pergunta é Como aparentemente exteriormente tudo estava bem e interiormente havia degeneração? Para mim foi um iceberg que se abateu sobre mim naquele dia, mas neste momento sugeri ao meu neurologista fazer umas análises antes de enveredar pela immunoterapia. Gostaria no entanto de saber se há alguém com situação semelhante e se poderia partilhar a sua experiência. Como se dá a maioria com immunoterapia? Os efeitos secundários são debilitantes? Sabem tenho recseio pois estou maioritariamente sozinha a cuidar da minha bébé
Olá, não sei o que queres dizer com "buraco negro",mas sei que a perda de mielina é representada por manchas brancas nas RM. Sei também, e já confirmei com a minha neurologista, que além da mielina, podemos começar a perder massa cinzenta, claro que mais uma vez, depende de pessoa para pessoa e é mais provável isso acontecer depois de vários anos de doença. O que me foi transmitido foi que o mais importante é tentar travar a doença, e para isso, há os imunomodeladores (rebiff, betaferon, avonex e copaxone). Eu tenho esclerose diagnosticada desde maio 2009 (embora o 1º surto tenha sido em dezembro de 2005 e até agora já tive 6 surtos) e desde essa altura que estou a tomar o COPAXONE, sintomas são vários(dor forte no local da injecção, inchaço, ardor, nódulo, nódoas negras), mas nada que justifique não tomar.Da minha experiência posso dizer que o inicio custou mais, os sintomas são mais fortes, depois tem dias, uns bons, outros maus. Só acho uma coisa má nesta medicação, é ter de esperar 1 ano para sabermos se está a ajudar ou não. No fundo o que me mata nesta doença é a incerteza em que vivemos, são os "SE’s" com que nos deparamos todos os dias. Eu estou sempre à procura de coisas que possam ajudar, mas com consciência de que nunca sei se é bom ou não. Neste momento tomo COPAXONE, tomo suplementos de omega 3+vitamina D+ fitoterapia, e faço acupunctura há quase 4 anos. O meu sintoma mais frequente é o cansaço e perda de visão (4 dos meus surtos foram perda de visão). Tenho esperança que surja um dia a cura, ou algo que seja mais eficiente a travar o avanço da doença. Sempre gostei de trabalhar e neste momento estou a mentalizar-me que em termos profissionais vou ser sempre descriminada, como já o estou a ser neste momento (numa empresa que se intitula das melhores empresas para trabalhar, que ironia), mas afinal o que é o trabalho, NADA comparado com tudo o que podemos ter na vida. Força a todos e acho que o primeiro passo é aceitar a doença pois nunca se esqueçam que, Não há nada completamente certo ou errado, até um relógio parado está certo duas vezes por dia :D