Mulheres, Mães, futuras Mães, Todos - Fórum de esclerose múltipla - Sexualidade

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Mulheres, Mães, futuras Mães, Todos

01 - 12.02.2007, 14:52

Para as mulheres, para as mães, para as futuras mães (e para todos)

O Núcleo da Beira Interior (NBI) da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla – promove no próximo dia 24 de Fevereiro de 2007, às 15,30 horas, a VIII Acção Convívio que terá lugar no Auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com entrada livre.

Do programa constam Informações a prestar pelo NBI e pela Direcção da SPEM, debate, introduzido por um médico do tema “Esclerose Múltipla e Gravidez” (uma abordagem Clínica e testemunhos) introduzido por um médico e, para terminar, um Convívio no Restaurante S. Cristóvão, em Castelo Branco, após as 18,00 horas (11,00 Euros).

Esta iniciativa será tanto mais profícua quanto se verificar a participação de todas as mulheres portadoras de esclerose múltipla que tenham sido mães, de preferência recentemente.

Para mais esclarecimentos contacte o Núcleo da Beira interior da SPEM através de um dos seguintes contactos:

Núcleo da Beira Interior – NBI-SPEM
Centro Hospitalar da Cova da Beira
Quinta do Alvito – 6200-074

Telemóvel: 963346406
E-mail: nbi@spem.org

Rui Narciso

02 - 25.02.2007, 21:15

Olá, haverá por aqui alguém que tenha participado neste encontro. Adorava ter participado mas infelizmente a distância não o possibilitou. Estou a tentar engravidar por isso adorava ter algum feed-back deste encontro que deve ter sido muito interessante. Obrigada

03 - 26.02.2007, 14:08

Cara Cita,
Caros Amigos,

No Encontro do Núcleo da Beira Interior da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - a intervenção de fundo (Esclerose Múltipla e Gravidez) foi da autoria do Dr. Francisco Elias.

O Dr. Francisco Elias disponibilizou-se para passar a escrito a intervenção que produziu de forma a ser transcrita no próximo Boletim da SPEM que será distribuído pelos associados no inicio de Abril de 2007.

Não obstante e eventualmente lhe não ser possível desfazer ocasionais dúvidas terá, então, oportunidade de tomar conhecimento da intervenção feita pelo Dr. Francico Elias sobre o tema que lhe interessa.

Pode consultar no Portal da SPEM (www.spem.org) na Secção "News on Line" / "Boletim" muitos outros temas do seu possível interesse. Claro que neste "sitio" (MS-Gateway) encontra, também, muita informação útil.

Um Abraço

Rui Narciso

Rui Narciso

04 - 01.03.2007, 23:51

Olá a todos...
Olá Rui um muito obrigado por essa informação...
Eu já tinha pensado que gostaria de ler tudo o que se tinha passado nesse encontro, visto que eu moro em Évora... e é um tema que me interessa bastante, pois preciso de tirar alguns receios e duvidas que sinto acerca do mesmo tema:)
Obrigado mesmo por essa informação:)
Beijocas ternurentas para ti Rui e para todos vocês, desta vossa amiga,
Anabela Rosado

anabela

05 - 22.10.2007, 11:02

Bem e a acrescentar às informações preciosas do Rui aqui vai mais uma informação recentemente publicada na Tribuna Médica (18 Outubro) e que é a seguinte:

"GRAVIDEZ AJUDA A REMISSÃO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA
Uma hormona produzida durante a gravidez pode ajudar a reparar as lesões dos nervos causadas pela esclerose múltipla. Investigadores canadianos explicam no Journal of Neuroscience que a esclerose múltipla tende a entrar em remissão quando as mulheres estão grávidas porque a hormona prolactina instiga à produção de mielina, uma substância gorda que protege as células nervosas. No processo da doença, a mielina vai sendo destruída, afectando a capacidade do cérebro de transmitir mensagens."

É óptimo termos este sentimento de confiança, pelo menos durante a gravidez.
Pipas

Pipas

06 - 22.10.2007, 11:40

obrigada Pipas e Rui por essa informação, pois tantas vezes é passado a ideia contrária de que a gravidez é perigosa para a mãe! Claro q há o aumento de probabilidades de surto no pós-parto, mas nunca conheci uma mãe com EM q esteja arrependida!! :)

loisa

07 - 23.10.2007, 09:54

Obrigado Pipas e Rui:

Eu já tenho um reguila com 6 anitos, mas sempre desejei ter outro filho...
Tenho EM há 3 anos e este foi o único projecto que não desisti por completo... é claro que antes de engravidar falei com a minha equipa médica para saber qual seria a sua opinião acerca do meu desejo de engravidar só mais uma vez...
E fiquei muito feliz quando me disseram que se quisesse engravidar que podia...
O tratamento que faço é o Copaxone, mas agora como estou grávida de 4 meses deixei de fazer o tratamento recomeçando o mesmo após o parto...
É claro que sinto um certo receio por causa da EM... embora agora estando gravida esteja a correr tudo ás mil maravilhas, o meu receio é o após parto... mas todos estes receios são normais em nós Mães...
Confesso que por vezes dou por mim a pensar:
"- quando o bébé nascer lá vou ter que começar a fazer as injecções diárias"
Mas eu acredito que a cura está muito próxima, eu confio na nossa medicina...
Só temos é que tomar muito bem conta de nós para quando surgir a cura nós estejamos muito bem para a recebermos...
Beijocas ternurentas para todos...
Ps- beijocas para ti maninha Loisa
Anabela Rosado

anabela

08 - 23.10.2007, 11:28

olá a todas tenho EM à muitos anos sem saber tive sempre muitos sintomas(cansaço,domencia nas pernas,p me levantar de manhã era um esforço enorme e muito mais coisas que todos sabem)tenho 3 filhos omais pequeno com 13 anos tinha 39 quando ele nasçeu e lembro-me que nesses 9 meses quase todos os sintomas desapareceram.Só à 4 anos é que um médico me mandou fazer uma RM e tinha mesmo a em.A gravidez foi otima e agora é o Manel que me quer dar as injeçoes para eu não me esquecer.beijinhos a todos Nacha

Beijinhos Nacha

nacha

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 76

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300