Olá! Chamo-me Cláudia tenho 21 anos e foi me diagnosticado há pouco tempo EM! Sou mais um membro desta grande familia! Tenho passado um período bastante mau, ando ainda um bukado á deriva... Se tu que lês isto precisares de apoio, estou aqui! Sinto que para aprender a viver com esta doença passa também por ajudar os outros!
olha eu tenho 34 anos foi-me diagnosticado com 30, já fui internada uma x, o meu médico é o Dr. José Lopes e axo-o um excelente médico, de 3 em 3 meses vou ás consultas, no hospital, faço análises, de rotina agora vou fazer mais uma ressonancia para ver como ando, já n faço há 2 anos, neste momento sint-me razoávelmente bem. Se precisares de alguma coisa manda mensagem. fica bem, tá?
Em 1998, eu, um jovem de 24 anos, licenciado em Fisiologia do Exercício (nos EUA), estava no Reino Unido, a trabalhar numa clínica de reabilitação cardíaca e no último ano da minha segunda licenciatura (em Bioquímica), quando o meu irmão foi diagnosticado com EM (na altura tinha 14 anos). Os tratamentos médicos existentes não trouxeram quaisquer esperanças, pelo que decidi investir parte do meu tempo a utilizar os meus conhecimentos científicos a pesquisar os vários factores ambientais que poderiam estar na origem da EM, bem como aquelas que poderiam agravar ou travar a progressão da patologia, uma vez já instalada.
E assim que terminei a licenciatura em Bioquímica, regressei a Madrid (minha terra natal, apesar do meu pai ser português), para dar apoio à família e ingressei num mestrado em Nutrição Clínica, que deu origem a um projecto de doutoramento em Nutrição e Imunologia, podendo dizer que a minha área mais forte é a ligação entre a Nutrição e a auto-imunidade (que é isso que a EM é: uma doença auto-imune). Actualmente, sou professor universitário e dou, uma vez por semana, consultas de Nutrição, numa clínica, em Espanha.
Apenas quis explicar o meu percurso académico para mostrar que não sou um bruxo ou curandeiro ou outra designação qualquer, mas sim um homem de ciência, que já passou muitas horas a estudar a EM e que tem bases académicas e científicas sólidas.
Para resumir a história, na altura (em 1999) conheci alguns indivíduos que tinham teorias revolucionárias sobre a EM e em contacto com eles e lendo todos os estudos que suportavam estas teorias, decidi colocar em, prática no meu irmão (depois de me certificar que seria seguro) e nos últimos anos, temos vindo a refinar o método. O que posso dizer é que desde 2000 que ele está até hoje sem sintomas, mas cumpre religiosamente tudo o que lhe recomendo.
A teoria é complexa, mas poderei explicá-la melhor, caso haja interesse da vossa parte.
De qualquer modo, um dos indivíduos que me ajudou e que admiro muito, por ter sido um dos pioneiros a aplicar estes conceitos (neste caso, no seu filho) é o Ashton Embry, que fundou uma associação que já conseguiu fundos para financiar dois estudos a testar a teoria. O site, que aconselho vivamente é:
Não pretendo qualquer fama ou fazer negócio (os meus pais deixaram-me numa situação financeira muito boa e posso dizer que sou um profissional de sucesso e que tem paixão pelo que faz, que é ensinar e fazer investigação) e até pretendo manter-me no anonimato, pelo que não revelo o meu verdadeiro nome.
Aquilo que quero é passar a mensagem, para que os médicos percebam que a Nutrição é muito mais que cálculos calóricos para ganhar ou perder peso e que afecta todos os aspectos da fisiologia humana, e para que as pessoas com EM possam ter outra esperança.
Espero questões e feedbacks.
Cps
JM
jmartinez
05 - 02.04.2008, 21:55
Sr JM, o que mais queremos nesta altura é apoio familiar (forum incluido) e acompanhamento de bons médicos que conheçam bem a EM. Aquilo que parece estar a fazer é dar falsas esperanças a quem está fragilizado. Estou numa fase inicial (ainda não tenho a confirmação absoluta que sou portadora de EM) mas não acredito naquilo que escreve. Força para todos.
Peço desculpa se parece que vos estou a dar falsas esperanças, mas a mínha história é verdadeira e fico um pouco ofendido por passar por charlatão e por mais uma vez, estar a deparar-me com falta de abertura.
Assim, deixo de vos maçar e retiro-me do forum, mas não sem antes vos aconselhar a assistar a 4 palestras, que estão disponíveis no site da DIRECT MS, do Canadá.
Aconselho, vivamente, a do professor Loren Cordain (maior autoridade mundial em dieta e evolução), porque explica, de forma relativamente simples, o porquê de uma dieta pré-agricultura e de que forma os alimentos do Neolítico estão implicados na etiologia da EM. Para quem tem conhecimentos de ciência, a relação é entre o sistema HLA e peptidos dietéticos (como algumas proteínas existentes no leite) e/ou bacterianos que passam "agarrados" a lectinas, existentes em cereais e leguminosas, possivelmente através do receptor de EGF, uma vez que estas glicoproteínas apresentam afinidade para com este receptor (que é promíscuo). A indução de resposta auto-imune em pessoas com os haplotipos HLA susceptíveis deve-se à simulação molecular (em inglês: molecular mimicry).
Aconselho, também, a assistir à palestra do Dr. Vieth, que é uma das maiores autoridades mundiais em vitamina D, uma vez que a evidência a correlacionar vitamina D e EM é bastante sólida.
Além destes aspectos relatados de forma simples, é extremamente importante corrigir a disbiose e hiperpermeabilidade intestinal (pre e próbiótico + Glutamina e Arginina), um aporte adequado de vitamina B12 (idealmente na forma de metilcobalamina) e de antioxidantes (frutas e vegetais frescos, idealmente de agricultura biológica e chá verde) e uma redução do rácio Ómega 6/Ómega 3 para 1/1 a 2/1.
Cumprimentos a todos e lamento o incómodo que vos possa ter causado.
Como diz o povo: vou pregar para outra freguesia, onde alguém tenha interesse no que tenho a dizer.
JM
jmartinez
07 - 14.05.2008, 19:29
com muita pena minha pois estou convicta ta relação alimentação/E.M..resta me pesquisar.
Tenho pena que reajam mal a quem tem algo para nos ensinar sobre a alimentação,etc... porque se uns podem recorrer ou procurar mais qualidade de vida isso custa muito dinheiro,e ele fala em coisas que não são de todo novidade para mim,mas tive de pagar e bem. A vitamina D è importantissima,tenho 2 netos que já a tomam,na altura não entendi mas é para prevenir o futuro deles. Ele voltou 2ª vez que eu desse conta,será que volta? Porque não aguardam as informações que tem para dar?Depois cada um ou aproveita ou deita fora. è importante o n intestino estar limpo por causa das toxinas,isso consegue-se com uma alimentação sadia e começa logo por comermos sempre sopa e mais vegetais crus. Agora dizei-me o que sou eu,até quero ver as v respostas estou mesmo curiosa. Para quem quiser consultar e poder pagar,drª Cristina Sales-Porto é a mèdica onde eu fui. Alguem se sente dono disto?ou podemos receber informações sem ter que pagar? Até parece que eu tenho de defender a dama do martinez... Eu devo ser a avó deste MS e com todo o gosto. Digo-vos mais tomo a vitamina B12,quando começo a sentir-me mais tonta,é generico,agora tenho-a sempre em casa. Também correm comigo?E mais não digo. Chau...............................pessoal.