Está quase a fazer uma mês que fiquei com o lado direito apanhado tipo sem força...dormente e fui á urgência onde fui levada para a Unidade de AVC`s porque pensava-se que fosse um avc...fiz uma ressonancia magnetica e com base na mesma o meu neurologista dignosticou-me a EM. Fiz também uma punção lombar que aguardo resultado e estou á espera de ir fazer um exame ao Garcia da Orta que se chama Potenciais evocados. Já comecei a fazer um tratamento com base em injecções e hoje vai ser a 3.ª injecção. Tenho um aparelho electrónico que se chama Rebismart. Que pelo que sei existem outrs nomes e são manuais. Fui apanhada de surpresa tal como vocês e estou a digerir a doença a pouco e pouco, não está a ser fácil. Sinto-me triste. Gostava de poder trocar experiencias com vocês, pois na minha cabeça vão muitas duvidas e medos. Obrigada.
Lhe desejo melhoras, e tenho certeza de que vc ira conseguir lidar com a EM. A principio sempre é assustador o que ouvimos sobre "ela", mas com o passar do tempo notara, que é algo com que vc conseguira lidar no dia a dia.
O importante foi que vc obteve um - relativamente rapido - diagnóstico, o que contribui para o inicio do tratamento correto.
ola mariazynha, como eu te entendo, a esclerose multipla foi me descoberta em outubro do ano passado, sobretudo por queixas a nivel do desiquilibrio.a tristeza passou a fazer parte da minha vida e embora lhe tenha dado luta, nao esta a ser facil, penso k ainda tenho um longo caminho a percorrer que é aceitar e aprender a viver uma nova vida.queria perguntar te a ti e a quem me le, voces nao se sentem muitos confusos, as vezes parece que sou uma pessoa diferente, tudo me irrita e so me apetece chorar, nao tenho fome , sono ou vontade de viver
Apesar de já terem passado 2 meses desde o 1º post, só agora é que o li. O diagnóstico da Em não é fácil para ninguém. Aceitar a doença pode levar muito tempo, se é que alguma vez se aceita. O pior é pensar muito nisso. Maryazinha, dentro do azar todo, devo dizer que teve uma certa sorte em 2 coisas. A doença ter-lhe sido diagnosticada rapidamente e também no Rebifsmart. Já fui diagnosticada há mais de 10 anos e no hospital onde sou seguida ainda não têm o aparelho para os doentes. Apesar do tempo que já me injecto, não me habituo e estou realmente muito curiosa e desejosa de experimentar o Rebifsmart! Fiquem todos muito bem,
Olá a todos eu também me injecto há sete anos e tenho um injector identico a esse que me dou super bem , que me foi indicado pela exelente enfermeira Graça Urbano que faz para da linha verde de apoio á EM e que me segue á alguns anos, em relação á EM tenho um historial mto complicado pois faço parte de 3 gemeas e todas temos EM o "segredo", embora por vezes complicado é ter mta força e optismo fiquem bem e tudo de bom
Ola. Não sei se posso ajudar,mas se quiseres falar podemos trocar e-mails. Descobri que tinha EM em Novembro passado...Agora que penso,fez recentemente um ano do diagnóstico definitivo. . De lá para cá, tenho tido alguns sintomas inespecíficos que nem sei se são da EM ou da medicação... . Pior tem sido aceitar e a ansiedade que vai gerando...Tirando isso,tive um surto mais forte no início,com síndrome vertiginoso, a partir daí nada de incapacitante. . Aconselho-te a procurares ajuda na psicoterapia.Pode ajudar bastante, melhor que andar a matutar no assunto sem falar com ninguém. . QQ coisa,é só dizeres,estamos cá é para ajudar.