Ola a todos/as. Preciso de perder 10 kilos que tenho vindo a acumular com a idade e uma gravidez e muitos muitos tratamentos com corticoides e nenhuma força de vontade..por isso proponho a quem estiver na mesma situação ou parecida que me contacte via este site para podermos trocar ideias e dar forças mutuamente a ver se criamos alguma motivação extra! Eu estou convencida que quanto mais saudavel estivermos, mais a EM vai ter dificuldades em avançar!
Li a tua mensagem e o que te posso dizer é que resolvi ja vai para 1 ano, começar a fazer ginastica 2 a 3 x por semana, e comigo tem resultado a 100%. Talvez o meu caso nao seja igual ao teu pois só me foi diagnosticada a EM em Agosto de 2008, embora por episodios anteriores eu penso que a minha EM nao vem de agora, mas como a doença é dificil de diagnosticar, por vezes so temos o diagnostico muito tempo/anos depois. Só tive até hoje 1 surto, por isso levo a minha vida normal. Resolvi vai para 1 ano começar a fazer ginastica, embora tenha de ser sempre de acordo com a nossa condição fisica, e como te digo, melhorei muito a minha saude, a nivel de ossos, mobilidade e juntei o util ao agradavel e tb perdi peso, mas tb nao tenho muita dificuldade nisso, tenho cuidado com a boca que tb é importante e ando bastante a pé. No entanto penso que deves perguntar ao teu medico se ele concorda ou não, e qual a melhor para ti. Tenho amigas com EM que praticam ginastica mas diferente da minha, umas fazem Yoga, pilatos, etc. Uma coisa nunca deves esquecer, nunca ultrapassar os nossos limites e que para tudo temos de ter um pouco de força de vontade, as vezes não é facil, mas com a nossa força de viver vamos vencer esta batalha. Fala com o teu medico e faz o que for melhor para ti. Um Abraço Isabel
Olá boa tarde a todos! Aquilo que já foi escrito da ginástica concordo plenamente. Além disso, no meu caso, eu fiz no ano passado uma análise ao sangue para ver os alimentos que o meu organismo não aceita. Esta análise foi feita a mando de um Homeopata. Resumindo, cortei muitas coisas na minha alimentação. Não como carne de vaca ou porco, só frango, perú e peixe, não como fritos nem doces, no meu caso não como lacticínios (que sempre ouvi dizer que não eram nada aconselháveis para a EM). Em vez disso temos os produtos de soja. Alguns são intragáveis (pelo menos para mim) mas por exemplo a manteiga de soja come-se bem e faz parte do meu dia-a-dia. Pão tem que ser integral. Arroz e esparguete também integrais. É tudo uma questão de hábito! Eu tenho 2 folhas de dieta. 1 especialmente para mim depois da análise que fiz e a outra com a alimentação que toda a gente deveria fazer. Não me importo nada de facultar essas folhas, só têem que me avisar que as querem! Devo dizer que no primeiro mês não emagreci porque o que estava a fazer segundo o médico era uma limpeza ao meu organismo, mas a partir do 2º mês tive que ir comprar roupa porque tudo me estava grande :) Espero ter ajudado um bocadinho!
Pois..eu esqueci me de mencionar os meus dois grandes problemas: Actualmente nao posso fazer ginastica pois estou a tentar sair de um surto que me atingiu parcialmente a mobilidade..ando, mas esta a ser muito lento..nem sei se vou recuperar totalmente pois todos os meus surtos costumam deixar "restinhos" que se vão acumulando... O outro grande problema e é precisamente esse que tenho de resolver, é que nao consigo seguir uma dieta..ou pelo menos nao tenho conseguido, dai ter feito este apelo a quem estivesse mais ou menos como eu..juntos se calhar seria mais facil (ou não, mas sem tentar..). Sou viciada em comida..
oi orka eu também sou viciada em comida, em junho passado tive um surto e fiquei em casa sem pder trabalhar durante mês e meio nessa altura deixei de fumar e até dezembro engordei 10 kilos em janeiro comecei a tomar umas capsulas para perder o apetite por acaso são caras mas dão resultado em dois meses perdi 6 kilos temos de beber muita agua para fazer um efeito melhor mas eu já bebia muita água por isso não tive qualquer problema. o nome é redutil 15 e custa 49,20 euros cada caixa de 28 capsulas não deves tomar sem falar com o teu médico pode alterar o teu sistema nervoso a mim deixa-me um pouco stressada mas quando visto uma calça um numero a baixo fico melhor beijos
Esta compulsão é horrivel...é um vicio mesmo mau..e eu queria mesmo conseguir ultrapassar isto sem ingerir qualquer produto ou medicamento, Já assim engulo tantas drogas...
Cara Ticinha, eu ja sabia que no meio de tantos portadores, muitos acabam por ter em comum apenas a doença e rigorosamente mais nada. Mas por vezes quero acreditar que o facto de sermos todos prendados com uma doença bastante complicada e assustadora traz o ensinamento muito importante da humildade, mas aparentemente isso só vem como opção para alguns de nós...Já fui muito estupida e deixava que esse tipo de comentários me atingissem, mas após a humildade vem a sabedoria de nos sabermos proteger e perdoar aos "ignorantes" (lamento mas é assim que interpreto o infeliz comentario). Se que alguns disturbios como os alimentares nao são directamente tratados aqui...mas outros falaram de vicios de cafeina, de nicotina e não vejo em quê o meu, que acaba por me prejudicar tanto quanto os outros não poderá ser apresentado aqui. Mas suponho que esse seu post veio de uma pessoa perfeita que nao tem qualquer fraqueza e muito menos vicio...bem haja, e já agora, ensine me a mim a muitos outros aqui registados essa forma de vida...admirável mundo novo..