MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

porquê mais devagar? - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentesasd
Início :: Comunidade :: Fórums :: Novos Doentes :: Tópico

porquê mais devagar?

01 - 20.06.2008, 16:41

Boa tarde,
foi-me diagnosticada EM há 1 ano e tenho feito a minha vida, que é muito agitada, de forma completamente normal como até ao diagnóstico. Desculpem a ignorância, mas pq é que quase todos os testemunhos que li dizem que vivem mais devagar? O Neurologista apesar de saber do meu ritmo de vida não me disse nada nesse sentido.
Agradecia que me esclarecessem.

catiabarreiros

02 - 20.06.2008, 17:47

Boa-tarde

O "mais devagar" não é , segundo me parece, por qualquer indicação médica, nem uma "Regra Geral" da EM, pois a vida mais agitada ou não, não tem paralelismo directo com um maior, ou menor número de surtos.

O "mais devagar" é uma questão orgânica, é o organismo q "pede", devido ao cansaço que na maioria dos casos a EM provoca. Felizmente o teu ainda n "pediu", e ainda bem.

Eu falo com alguma ignorancia, é verdade, pois só o posso fazer pelos casos q vejo e vou conhecendo. É que eu sou apenas um familiar querido e dedicado de pessoa com EM, q é a minha mulher.

Mas pelo q eu presencio nela é o cansaço q a faz ressentir-se ao fim do dia. Isso leva que ela tenha q se deitar um pco. a meio da tarde p "carregar pilhas" ou deitar-se mto. cedo (o q n era costume nela).

E digo-te . . . N conheci ainda ninguém com tanta energia como a minha mulher. E mta. dessa energia ela ainda conserva actualmente. Mas realmente ao fim do dia ela ressente-se e nesta época de calor, pior ainda.

Mas como te disse, pelo q me fui apercebendo conversando com várias pessoa q têem EM, existem mtos. casos em q a fadiga e o Cansaço fazem c. q o Organismo "peça" um abrandamento de ritmo, mas ainda no passado fdsemana fomos a um almoço convívio no alentejo. Almoço do "Gang da EM" e digo-te que por lá encontrei diferentes tipo de "energia" . . . Muitos dos presentes apresentavam boa disposição e bastante energia.

Por isso o "mais devagar" n é uma regra, nem sequer um limite obrigatoriamente imposto pela EM, é o calor, o cansaço e a fadiga ao fim de um dia de trabalho q "pedem" uma acalmia.

Espero ter ajudado, apesar de estar do "outro lado" da EM.

José Gouveia

José Gouveia

03 - 20.06.2008, 20:23

Olá José!
E ajudou muito bem, penso eu... Eu como doente, de Inverno ando sempre com mais pedalada e agora quando chega o Verão, tenho sempre as pernas muito cansadas e só me apetece estar sentada. E apesar de querer contrariar o corpo às vezes não consigo. É mais forte que eu. O mês passado fiz uma viagem e quando chego quero sempre ir ver tudo, mas antes de jantar tento sempre repousar um bocadinho para repôr as baterias, pois o cansaço fala mais alto... Eu costumo brincar que é a velhice... Mas, muitas vezes já me faltam as forças para o que eu dantes fazia com uma perna às costas.
Beijinho para os dois
Nelly

Nelly Couple

04 - 21.06.2008, 18:06

Olá Catia!
Não te deves preocupar com o cansaço dos outros,Graças a Deus que não sentes diferença nenhuma,cada caso é um caso,ainda bem que somos todos iguais mas todos diferentes,vive a tua vida e não fiques a pensar no que leste,OK?
Bjs
Odeta

Maria Odeta

05 - 21.06.2008, 19:15

Concordo plenamente com a Odeta.

Temos eh que estar atentos e entender o que o nosso corpo nos fala.

Bom fim de semana
otilia

Otilia

06 - 24.06.2008, 14:53

Olá Cátia!

É bom termos alguém que nos diga a sua experiência ou daquilo que já leu, é para isso que serve este site, mas temos que ter algum distanciamento daquilo que são as experiências dos outros, pois podem não coincidir com as nossas. Podes ver algo daquilo que te estou a dizer vendo as minhas dúvidas acerca da Punção Lombar e aquilo que foi dito (que eu agradeci cada contributo) lá e a minha experiência pessoal, aqui neste link
Quanto à questão do cansaço/fadiga e ao facto de muitos nós viverem mais devagar tem haver com a fadiga evitando que ela apareça. Se tu não sentes fadiga nenhuma esquece isto e faz a tua vida normalmente mas se esta aparecer (espero que não) tenta diminuir o ritmo e evitar cansar-te em demasia pois a recuperação no nosso caso é bastante mais lenta (isto foi a informação que me transmitiu a minha neurologista). Eu consegui controlar, em parte, alguma fadiga que sentia reduzindo a temperatura da água do banho. Ontem estive todo o dia num ambiente demasiado quente e hoje estou com um cansaço terrível. Mas volto a dizer mais uma vez se te sentes bem, não te preocupes e não ligues ao que eu escrevi.
Tudo de bom para ti!
Cumprimentos,
Afonso Freitas

Com EM, mas sempre EM apoio mútuo!
Muita força, coragem e alegria!

afonsofreitas

07 - 24.06.2008, 21:08

Já leste esta frase inúmeras vezes mas é verdade, "cada
caso é um caso" eu por exemplo continuo a ser completamente autónomo mas demoro mais a fazer certas actividades que fazia anteriormente, tenho algum desequilibro as pernas pesam-me mas temos que nos adaptar o melhor que pudermos e soubermos a esta realidade! Esta é uma doença algo imprevisível e progressiva, nuns casos mais rápido noutros mais lenta, nuns deixa-nos mais limitados noutros nem tanto, como se calhar é o teu caso. De qualquer maneira á que seguir
em frente não muito depressa que a nossa condição não nos permite isso lol! fica bem bjs!

André83

08 - 14.07.2008, 23:28

Muito obrigada a todos pelos esclarecimentos e pela vossa atenção.

catiabarreiros

Comunidade

Membros registados: 1839

Membros online: 49

Login da comunidade

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300

Início