Olá a todos Gostava de uma ajuda vossa. Sou doente á pouco tempo, e consultei dois médicos neurologistas diferentes ambos muito bons, e que já ouvi falar aqui no site (Dr. Rui Pedrosa e Dr. Correia de Sá). Os dois diagnosticaram E.M., mas têm visões diferentes quanto a um possível tratamento. Gostaria que me indicassem um 3º médico, num hospital, ou particular...Só queria que fosse bom e me tirasse estas dúvidas em que me encontro. Obrigado, Maria
Tenta o Dr. Bravo Marques. Ele é barra em EM e atende na Av. António Augusto Aguiar - não sei o nº mas tenta ver na lista telefónia ou na internet. Já agora, qual é a divergência entre os outros dois neurologistas? Eu sou seguido pelo Dr. Correia de Sá e já fiz vários tratamentos: Rebif, Copaxone, Mitoxantrona... Penso que os neuros costumam ser coerentes e não há assim muito por onde divergir. A única divergência é recente e tem a ver com a introdução do Tysabri...
Olá Spiff Obrigado pela ajuda vou ver se sei o nº de telefone do consultório do Dr. Bravo Marques. Eu gostei muito dos dois, mas ainda estou insegura, o Dr. Correia de Sá acho que está ligado ao Hospital de Santa Maria, e foi-me indicado por uma amiga minha de muita confiança como um dos melhores médicos Portugueses. Disse-me que tenho quase de certeza (99%) E.M. e é da opinião que devo começar o quanto antes o tratamento deu-me a escolher o medicamento aquele que é dia sim/dia não as injecções ou aquele que se leva a injecção uma vez por semana. Não sei se também conheces o Dr. Rui Pedrosa está ligado ao Hospital dos Capuchos, e foi-me indicado por uma neurologista também de confiança como sendo um dos melhores médicos, vi na net que é o Presidente do GEEM – Grupo de estudos de Esclerose Múltipla e é da opinião que devemos aguardar uns meses desde o meu 1º surto para repetir a ressonância e comparar com a 1ª, com a finalidade de uma possível confirmação ou não do diagnostico ser E.M.. Resumindo ambos me observaram, o único exame que tenho é a ressonância e para o Dr. Correia de Sá, não há outro diagnostico possível com o que a ressonância apresenta. Para o Dr. Rui Pedrosa aquela ressonância só por si não chega, visto poderem ser diferentes tipos de diagnostico. Já agora gostaria de saber mais informações do Dr. Bravo Marques, a que hospital está ligado? Se está ligado a mais alguma coisa? Se gostaste dele?.... Espero que percebas as minhas duvidas. Queria arranjar uma 3ª opinião de alguém também muito bom. Obrigado Maria
Bom dia. Apenas gostava de deixar o meu testemunho.
O meu médico em quem tenho mtaw confiança, trabalha no Egas Moniz e tb faz investigação na área da EM e outras e tb não me receitou logo o rebif. O meu primeiro surto forte e que levou à desconfiança de EM foi uma nevrite. A ressonancia tinha algumas lesoes ( nao muitas) e ele tb quis esperar uns meses para fazer outra ressonancia. Passado 6 meses fiz a 2.ª ressonancia e começaram tb a aparecer outros sintomas e a partir daí comecei o rebif.
Se te sentes insegura consulta um 3.º neuro, mas o ideal é a aprtir daí confiares num e segui-lo. Porque como em tudo há sempre opiniões divergentes, por isso o melhor é sermos sempre seguidos pelo mesmo. Temos é de realmente ter confiança, empatia e à vontade para colocar todas as nossas dúvidas, naquele que nos segue, como é o meu caso. Ah! E o ideal é que seja alguem que tb trabalhe num hospital do estado. Por vários motivos, mas essencialmente porque é neles que se dão os maiores desenvolvimentos a nível de investigação e porque o tratamento é-nos dado nas farmacias dos hospitais estatais.
beijinho e mta calma, porque os nervos não ajudam em nada
Vou-te expor o meu caso... O Dr. Correia de Sá começou por me diagnosticar com "EM provável" a partir da minha ressonância magnética. Disse que tinha 70% de hipóteses de ser EM. A minha ressonância apresentava muitas lesões mas como era só o primeiro surto e, segundo os critérios estabelecidos, são necessários dois surtos para um diagnóstico definitivo, ele começou por ser cauteloso. Mas depois eu contei-lhe que dois anos antes já tinha tido sintomas na visão que tinha desvalorizado. Penso que ele discutiu o meu caso com os colegas em Sta. Maria e chegaram à conclusão que seria melhor eu ter um diagnóstico definitivo, para assim iniciar o tratamento. Muito sinceramente, se o Dr. Correia de Sá está 99% seguro que tens EM só tens a ganhar em iniciar já o tratamento pois só estes te podem assegurar o controlo da doença e a prevenção de novos surtos.
Por fim, eu vi o Dr.Bravo Marques depois do diagnóstico e ele limitou-se a confirmar o que disse o Dr. Correia de Sá e sublinhou que não seria correcto ficar à espera de um segundo surto ou de alguma progressão na doença para iniciar a terapia.
Não sei em que hospital está o Dr. Bravo Marques. Eu fui ao seu consultório privado. É carote mas se queres mesmo uma terceira opinião, então não hesites. Vou ver se arranjo o contacto telefónico.
Apenas gostava de deixar o meu testemunho. Também consultei o Dr. Sá entre outros, e não gostei, pode ser um dos melhores médicos do país a nível da E.M mas achei-o muito teórico e pouco técnico. Consultei outro, Dr. Lopes Moniz (CUF descobertas) em quem tenho muita confiança e é um dos que me segue. Também me disse para ir repetir a R.M de 6 em 6 meses para se ir vendo a situação, e só quando realmente surgiram novas lesões (confirmou-se que realmente era E.M) a que iniciei o Avonex. Se consultarmos sites dos Estados Unidos eles também não dizem logo que é E.M só com uma R.M, seguem critérios. Silvy