Olá Anabela! Não tenho nenhuma formação em medicina, mas pelo que já li acerca da EM, constatei que é uma doença de diagnóstico algo complicado e a punção lombar é um dos exames que ajudam ao mesmo. Ajuda a afastar, p. exemplo, a hipótese de qualquer tipo de miningite ou polineuropatias que podem originar sintomas e até ressonâncias magnéticas idênticos. O que me parece é que as certezas nestes casos nunca são absolutas. Espero ter ajudado de alguma forma. Até breve!
Pelo que a minha médica me disse, quando fiz a punção, existe uma substância (tipo proteínas)que quando se tem esclerose aprentam valores elevados e só se detectam no liquido que retiram da coluna. Silvy
Serve para confirmar se se tem esclerose. O seu diagnostico é bastante dificil, e só se pode dizer que se tem esclerose depois de reunidos alguns exames positivos.
Olá Anabela, o que eu sei é que é através da ressonância magnética que se observam as lesões que temos e a punção lombar serve para verificar se temos algum virus, por exemplo a mordidela de uma pulga na cabeça, provoca alguns sintomas parecidos com a esclerose múltipla. Por isso, a punção lombar serve para dispistar se temos algum virus ou não que nos provoca estes sintomas. No meu caso o que fiz primeiro foi a ressonância magnética onde dizia que tinha múltiplas lesões da substância branca, aí o neurologista suspeitava que eu tinha esclerose múltipla, mas não podia dar a certeza, só quando fiz a punção lombar é que me deu a certeza que tinha esclerose múltipla. Um abraço
ola no meu caso foi diferente, nao chegei a fazer a punçao lombar pk:
1º pk quando o medico (nas urgencia) me disse k tinha de fazer eu disse k nao.
2º por experiencia d meu neurologista k acompanha todos os portadores de esclerose multipla depois de ver a minha R.M. disse k nao era necessario, pois os meus sintomas e a RM nao dava margem para duvida.... beijo
ola Anabela eu tambem fiz a punção lombar pois o director do hospital achou que só esse exame é que daria a certeza fiz ressonancia onde mostrava 9 lesões na cabeça e mais umas quantas na coluna fiz exames ao sangue mas só me deu a certeza com o resultado da punção pelo o que ele me disse á varias doenças com os nossos sintomas e lesões que não tem nada a haver com a EM ele até comentou com outra médica que poderia ser lupos ao fim de 3 dias de internamento e exames ele mandou-me para casa só me deu a noticia depois de ter os resultados da punção. passadas duas semanas já fazia o avonex.a minha médica disse-me que se não fossem as lesões que eu apresentava nunca diria que eu tinha EM todos os exames neurologicos que fiz estavam bem fisicamente eu era saudavel mas viu-se que não .temos que ter força e certezas mesmo que por vezes os exames não sejam muito bons de fazer.beijos para todos.