MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Punção lombar - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentesasd
Início :: Comunidade :: Fórums :: Novos Doentes :: Tópico

Punção lombar

01 - 16.07.2008, 11:51

Ola Amigos
Sou a Isa e ainda estou a acabar de fazer exames para confirma a EM, agora tenho de ir fazer por ultimo uma punção lombar e estou com receio, algum de vocês já fez? Custa? Agradecia que me ajudassem a esclarecer

ISABEL PINTO

02 - 16.07.2008, 12:15

Olá Isabel,
Espero que estejas bem. Eu fiz a punção na urgência em Agosto de 2007 e devo dizer que correu tudo muito bem. Não senti nada, apenas um calor. Respeitei o que me disseram, sem me deslocar, e correu tudo bem. Vais ver que também vai correr.
Um beijinho e força,
Celina

lininha

03 - 16.07.2008, 13:03

Olá Isabel
A punção não é agradável a ninguém mas também não é um bicho de 7 cabeças como a fazem parecer.
Não pdes é levantar a cabeça durante uma data de horas senão ficas com umas dores de cabeça que podem durar dias...
Eu fiz para o diagnóstico já há mais de 7 anos mas lembro-me bem.
Vai correr tudo bem, não te preocupes!

FRG

04 - 16.07.2008, 14:02

Não se preocupe, não é uma coisa muito difícil de fazer.

Depois o que pode ser mais "chato" é permanecer deitado durante umas boas horas e ter de beber muita água...

Eu acabei por ter de me levantar para ir à casa de banho e o resultado foi uma dor de cabeça por uns 5 dias... Mas nada que não se tolere.

Preferia fazer sei la quantas PL’s que uma RM... Ahrr como eu não consigo estar naquela maquineta!

Tenho ainda o meu diagnostico incompleto porque não fui capaz de fazer a PL à coluna. Tenho agora que ir fazer com anestesia geral.

Agora relaxe, uma PL não é nada demais!

070tiag0

05 - 16.07.2008, 15:47

Obrigada a Todos por as vossas palavras

Tudo de bom para vocês e até breve

ISABEL PINTO

06 - 16.07.2008, 20:28

Dói muito menos que uma dor de ouvidos! Só que é estranhissímo! Algo que de facto nunca sentimos... ! 1 conselho: fica mesmo deitada as horas que o médico te mandar, vai para casa e continua deitada... e bebe coca-cola (pelo menos foi o que uma enfermeira do hospital me aconselhou, e o que é certo é que não senti quase dores nenhumas de cabeça após a PL).

danielals

07 - 16.07.2008, 22:10

Realmente, eu não senti quase nada, só me passei com as SEIS horas seguintes, deitada lol
Beijinhos

SóniaViana

08 - 16.07.2008, 22:36

Olá Isabel!

Eu também já fiz e já tive as tuas dúvidas como podes ler neste link e no meu caso foi bastante fácil, fui passar o dia deitado beber muita água (para compensar depressa a falta do liquido, que estando de pé dá dor de cabeça, pois há uma descompensação de pressão ao nível do cérebro que provoca as dores) e como tinha lido que a coca-cola ajudava também bebi. Cada caso é um caso, mas não faças como eu que vivi antes em demasiado stress para uma coisa que acabou por correr bem, que decerto irá acontecer contigo.
Tudo de bom para ti e muita saúde!
Cumprimentos,
Afonso

Com EM, mas sempre EM apoio mútuo!
Muita força, coragem e alegria!

afonsofreitas

Comunidade

Membros registados: 1838

Membros online: 57

Login da comunidade

Linha de Apoio

Número Gratuito: