punçao lombar - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentes

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

punçao lombar

01 - 20.08.2010, 13:14

boa tarde forum! é o resultado da punçao lombar que confirma a EM?

NUNO PINHEIRO

02 - 20.08.2010, 16:00

Depende, a minha punção lombar deu resultado negativo, tudo normal e no entanto tenho E.M.
Andei cerca de um ano a fazer diversos exames -análises de genética, coração(podiam ter sido tromboses), análise a uma série de outras doenças.... e só quando repeti a ressonância magnética passado 1 ano a que se confirmou, pois surgiu nova lessão desminializante no cérebro.
No meu caso foi só com as R.M que se confirmou.

silvy

03 - 20.08.2010, 16:06

BOA TARDE E OBRIGADO POR A RESPOSTA.NO CASO DA MINHA IRMA TODOS OS EXAMES FEITOS NAO DAO TOTALMENTE A CONFIRMAÇAO DA EM ENTAO A MEDICA DISSE A FAMILIA QUE O RESULTADO DA PUNÇAO PODERÁ SER DECISIVA.RESULTADO ESSE QE SÓ DAQUI A UM MÊS SABEREMOS.

NUNO PINHEIRO

04 - 20.08.2010, 22:18

Oi Nuno um mês na melhor das hipoteses eu tive dois meses, e só foi confirmado com um exame que se chama potenciais evocados. Mais uma vez bjs para vocês, Sandra

Sandraenf

05 - 02.09.2010, 23:03

Olá a todos!
Sou a Catarina e tenho EM, diagnosticada em nov de 2009. Respondendo um pouco em relação aos exames feitos no meu caso, felizmente ou infelizmente, fui à urgência de neurologia pois tinha dentro do quadro clínico de uma amigdalite fort´cimento de visão dupla qd olhava para a esquerda (o meu olho direito havia paralisado...).
1º exame - TAC - nada
2º exame punção - células (28, todas mononucleares)
3º e após internamento RMN cerebral - lesões não confirmativas de EM (podiam ser outros problemas desmielinizantes)
4º durante uma semana e pouco de internamento fui esventrada para todo o tipo de testes e nada era conclusivo...:(
Mas, em situação de internamento q foi o meu caso, posso dizer-vos q os resultados da punção foram quase imediatos...
enfim, as eternas diferenças entre médicos e hospitais. E eu estou no interior!!!! (Vila Rel de Trás os Montes!!!)
Dia 10 de nov fui internada e dia 23 tinha o 1º diagnóstico (n 100% certo)..Passado um mês e RMN à medula, confirmava-se o pior...EM.
Os potenciais evocados visuais, ao bom jeito português, demoraram a ser marcados e só os fiz em Maio deste ano. Estranhamente deram normais....
nem sei q vos diga..
Masagora em especial para o Nuno, é preciso relembrar, como me disse um dia uma médica, é uma doença q só se confirma por exclusão de partes:(
Paciencia, muita força e fé!

CATAS

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 31

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300