MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Punção lombar no diagnóstico! - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentesasd
Início :: Comunidade :: Fórums :: Novos Doentes :: Tópico

Punção lombar no diagnóstico!

01 - 12.04.2008, 15:05

Olá a todos!
Espero que estejam bem! Eu cá vou encarando e aceitando a doença da melhor forma.
Na quinta fui a 2ª consulta de Neurologia, onde a médica por observação das 2 RM (Encefálica e Cervical), Potenciais Evocados (que revelou atraso na transmissão dos sinais nervosos no olho onde tive a nevrite óptica- 1º e único surto até à presente data), análises (que tornaram negativas outras possibilidades), conjugando isto com 2 episódios anteriores de diplopia (aos 19 e outro aos 34), disse-me que meu diagnóstico de EM era definitivo. Gostaria de perguntar-vos o seguinte:
1- Neste caso a Punção Lombar é indispensável?
2- Que efeitos vos trouxe?
3- Quanto tempo ficaram hospitalizados?
4- Tiveram tempo de repouso em casa?
Desculpem ser tão extenso na minha exposição!
Obrigado por tudo! Muita força e ânimo, eu estou a tentar tomar conta da EM (antes que ela se apodere de mim).
Um forte abraço,
Afonso

Com EM, mas sempre EM apoio mútuo!
Muita força, coragem e alegria!

afonsofreitas

02 - 12.04.2008, 17:23

ola afonso
tds os doentes com EM k conheço fizeram punção lombar o k me leva a crer k seja indispensavel ate pk com ela se obtem um diagnostico do tipo de infecção k existe e tb das tuas condições neurologicas.
no meu caso tive internado uma semana k foi o tempo a k levaram a descobrir a doença e dps cm morava perto ia la durante 5 dias a levar os corticoides. kd sai aconselharam me alguma contenção nos esforços mais 15 dias depois tava a trabalhar.
agora duma coisa tenho a certeza k a tua atitude perante a doença for positiva e com uma ajuda dos k te sao mais proximos vais aprender a lidar com as nossas limitações.
mt força e sempre k precisares de alguma explicação ou simplesmente falar tas na boa.
um abraço

rui garcia

03 - 12.04.2008, 17:31

olá Afonso
eu também fiz punção lombar mas ela estava normal, todos os exames que fiz, inclusivé exames a nível de doenças genéticas veio tudo normal.
Na altura estive cinco dias internada para fazer a punção, os corticoides e outros exames.
Fizeram-me o diagnóstico um ano após o internamento, apenas com as RM que mostravam lesões, num espaço de 6 meses apereceram novas lesões mas não dei por ter tido o surto.
Estive um ano a fazer mais exames e despiste de outras doenças, foi um ano para esquecer quase todas as semanas fazia exames novos que nunca mais acabavam.
Um abraço Sílvia

silvy

04 - 12.04.2008, 17:44

Olá!
Queria em primeiro lugar agradecer as vossas palavras!
Gostava de saber mais uma coisa: nos vossos casos, o que foi que levou ao diagnóstico da EM (a RM ou a Punção Lombar ou as 2)?
Estas questão têm haver com o facto de que daquilo que li, no caso da Silvy a Punção Lombar não serviu de nada, verdade?
Muita força para vocês também! Bem hajam por tudo!
Um abraço forte,
Afonso

afonsofreitas

05 - 12.04.2008, 20:24

Olá Afonso,
Eu fiz RM, PL, PEV.
A PL foi feita antes do diagnóstico definitivo.
Tanto quanto pude perceber o 1º objectivo da PL é despistar outras dornças. No entanto, um dos resultados da PL permite reforçar o diagnóstico de EM - tipicamente são mais elevados os níveis de IgB nos portadores de EM. No meu caso esta análise deu positiva. No entanto foi a soma deste resultado, dos sintomas e de duas RM ao cérebro que permitiram o diagnóstico.
Fiz a PL e aparte algumas dores de cabeça nos 2 dias seguintes não houve quaisquer outras dificuldades. Não fiquei internada e só me recomendaram que passasse o resto do dia deitada.
Não me doeu absolutamente nada a PL. Também foi feita por um médico muito experiente, mas a realidade é que correu muito bem.

Disseram-te que precisavas de fazer a PL?
Espero que tudo corra pelo melhor
Helena

hmsr

06 - 12.04.2008, 21:17

Olá Helena!
Eu ainda estou numa fase embrionária da doença, pois ainda não tenho Neurologista na minha área de residência. A médica que me acompanhou (no Porto) nesta fase inicial e que fez o diagnóstico definitivo da doença, disse-me que era natural que a médica que em principio me irá acompanhar fizesse a PL, e claro está: preocupa-me um bocadito (grande).
Obrigado por tudo, e força também para ti.
Cumprimentos,
Afonso

afonsofreitas

07 - 12.04.2008, 21:39

Caro Afonso,

Se o diagnóstico de EM é definitivo então a PL não será necessária. Eu só fiz PL dois anos após diagnóstico e porque passado esse tempo o meu neuro ficou na dúvida se eu tenho mesmo EM ou Neuromielite Óptica. Ainda não sei o resultado desse exame mas outro que fiz revelou que muito provavelemtne não será NMO.
A PL é um exame muito chato. Para além da pica para extraír líquido poder causar algumas dores (mesmo com anestesia local), há pacientes que têm dores de cabeça muito chatas nos dias seguintes. Foi esse o meu caso. Durante 4 dias só estava bem deitado, quando me levantava começavam as dores e quando me sentava então não dava para estar muito tempo na mesma posição. Acabou por interferir mais com o meu bem-estar do que a EM - se bem que a minha se tem revelado bastante "inocente".
Para contornar as dores de cabeça da PL recomenda-se beber muitos líquidos (pelo menos 1 litro de água por dia, coca-cola, café, etc.) e muito repouso na horizontal.

Se precisares de mais alguma coisa, dispõe.

Spiff

spiff1970

08 - 12.04.2008, 21:46

Obrigado Spiff pela informação que me deste.
Um abraço,
Afonso

afonsofreitas

Comunidade

Membros registados: 1966

Membros online: 114

Login da comunidade

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300