MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Tenho EM - Fórum de esclerose múltipla - Novos Doentesasd
Início :: Comunidade :: Fórums :: Novos Doentes :: Tópico

Tenho EM

01 - 24.07.2008, 14:35

Tenho 27 anos e foi-me diagnosticada EM na passada terça-feira.
Sofri o meu 1º surto em 2006 quando estava grávida de 7 semanas. Parelisei dos membros esquerdos (superior e inferior) do qual recuperiei totalmente com fisioterapia. Quando estava internada nos Capuchos fizeram-me todos os examens possiveis e imaginários (excluindo a RM, por estar grávida). Deram todos negativos para EM. A três meses da minha filhota nascer realizei a 1ª RM e pensou-se ser Epilepsia, todos os outros testes deram negativos, nunca se chegou a conclusão nenhuma. Quando repeti a RM confirmou-se a EM. Neste momento ainda não estou medicada. Sabem quais os medicamentos que possivelmente me serão prescritos pelo neurologista?

peixe

02 - 24.07.2008, 22:58

Olá Peixe,

Tb sou doente de EM, acompanhada no mesmo hospital.
Conheço vários doentes e cada um deles tem o seu próprio tratamento, o que é díficil de te dizer, qual é q o médico te vai indicar.

Este processo é complexo e algo demorado, cada doente é um caso.

Eu por exemplo estou a tomar Betaferom, pode se dar o caso de te darem outro medicamento, ou seja, que tenha outro nome.

Desejo que tenhas muita força para o futuro

Um beijo

Cristina

CristinaM

03 - 29.07.2008, 11:27

Olá peixe!

Fui diagnosticada com EM há cerca de 1 mês.
O meu primeiro sintoma foi uma semana depois do parto da minha filha, fiquei com uma dormencia num dedo seguido duma paralização do lado direito.
Depois de muitos exames, passados 18 meses concluiram que era EM!
Comecei o tratamento ontem: Rebif.
É uma pequena injecção que não dói nada!
Os efeitos secundários é que não são agradáveis: parece que estás com uma grande gripe!!
Mas cada caso é um caso. Não te preocupes, de certeza que o teu médico vai-te dar a medicação mais indicada para o teu caso!

A vida faz-nos pequenas rasteiras...mas só temos que nos erguer e continuar!!

Fica bem!

Situ

04 - 30.07.2008, 10:08

Ola Peixe,
Calma amiga, isso n é o fim do Mundo. É uma doença como tantas outras, q hoje em dia já se controla melhor. Eu tenho ha muito tempo e sou uma pessoa normal, com uma vida normal. Pensa positivo, com muita força e coragem, conseguiras ser superior a ela.
A gente aqui entreajuda-se, desabafa, aprende, mas cada caso é um caso, por isso fala com teu medico, ele é a pessoa indicada pra dizer o q é melhor pra ti.
Um abraço e conta comigo se precisares.
Força!!!

jucastro

05 - 30.07.2008, 22:19

Olá Peixe!

Eu tb sou Peixe, mas de signo, :). E tb sou um caso recente de EM. Eu tive uma Neurite Óptica (perdi a visão de um olho que já recuperei) e deu EM (na RM e na PL) e estou à espera de iniciar medicação dentro de dias. No meu caso a Dr.ª Marta (Hospital de Mirandela) disse-me que tanto podia tomar o Rebif22 (injecção subcutânea 3X/sem) como o Betaferon (injecção subcutânea dia sim/ dia não) e ela optou pelo Betaferon.
Podes consultar aqui o resumo da medicação disponivel (faltam + 2 que estão noutra parte)
No caso do Betaferon a toma da medicação é gradual e leva cerca de 1 mês a toma da dosagem q deve. Quanto aos efeitos secundários eles existem, mas que obviamente cada caso é um caso e que normalmente são +/- 4 meses até estabilizar, mas q depende de cada um de nós (isto foi daquilo que li e que a enfermeira Graça Urbano uma das enf.ªs que faz o acompanhamento dos doentes de EM com o Betaferon) me disse (se ligares este n.º q está do lado dto falas com ela, ela é uma pessoa 10*).
Espero que corra td bem contigo e muita saúde.
Cumprimentos,
Afonso

Com EM, mas sempre EM apoio mútuo!
Muita força, coragem e alegria!

afonsofreitas

06 - 01.08.2008, 08:06

Falei com o meu médico na passada quarta-feira que me disse que uma vez que não tenho tido mais nenhum sintoma desde à dois anos para cá, que não vou iniciar, para já, nenhuma medicação. Vou repetir a RM em Novembro e se tudo continuar bem até lá, que espero bem que sim, depois logo se verá se existe a necessidade de iniciar algum género de medicação. Neste momento sinto-me bem, claro que com um pouco mais de cansaço do que o normal, mas também pode ser devido à agitação que a minha filhota me provoca, é que ela é um terrorzinho!!!
Muita saúde para todos (dentro do possível ;))

peixe

Comunidade

Membros registados: 1966

Membros online: 129

Login da comunidade

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300

Início