Apesar de ser um caso de EM pouco severo, não quis esperar mais e fiz o tratamento na quinta-feira passada (dia 8). O médico que me tratou as cinco estenoses (uma em cada jugular e três na ázigos) foi o dr. Martins Pisco, no hospital de saint-louis (no Bairro Alto). Correu bastante bem apesar de ter durado quase três horas e de ter feito um hematoma na virilha, que ainda não desapareceu, e de ter tido febre nos dias seguintes. O essencial é que a angioplastia foi feita, uma das estenoses foi tratada com uma stent e sinto algumas melhoras: pernas menos dormentes e mais fortes sobretudo na zona dos joelhos que sempre foi parte mais afectada a nível de sintomas. Agora é esperar para ver se as melhoras continuam e são definitivas. Vou fazer anticoagulantes durante seis meses e tomar 100mg diarios de aspirina para o resto da vida. A intervenção custou à volta de 6500€ mas não estou de todo arrependido... Fui o terceiro a ser tratado em Portugal e os outros dois pacientes, com quem tive oportunidade de falar, sentiram melhoras significativas logo após a intervenção. Acredito nesta intervenção e na teoria que a sustenta e penso que todos os doentes de EM devem estar informados acerca dela porque os resultados são promissores mas os neurologistas não querem reconhecê-lo. Informem-se, tomem a decisão certa e espalhem a notícia!
Obrigada pelo teu testemunho. Todos rezamos para que fiques melhor, afinal talvez haja mesmo uma luz ao fundo do tunel. Vai dando noticias das tuas melhoras.
Recomendo que leia sobre CCSVI e esclerose múltipla nos vários sites disponíveis com info sobre o assunto. A intervenção consistiu na inserção de um catéter na veia femural (junto à virilha) que depois chega à ázigos e às veias jugulares. Os radiologistas visualizam as veias no ecrã, onde detectam as estenoses, mediante injecção de um líquido, e depois tratam-nas, ou apenas com angioplastia (balão que se expande alargando a veia) ou com inserção de uma "stent" (anel em forma de mola que permite manter a veia expandida com a espessura desejada). Nem sempre é um procedimento simples. No meu caso, as veias são muito apertadas e sinuosas pelo que não foi muito fácil tratá-las. Na maior parte das vezes é mais fácil. E os resultados têm sido excelentes quer na prevenção de novos surtos, quer nas melhorias imediatas que os doentes sentem.
Agradeço toda a informação que puderes fornecer acerca do teu estado de saúde, melhorias, etc..
Admiro muito toda a tua coragem e persistência, falei no ccsvi á minha médica e ela simplesmente abanou a cabeça negativamente com um sorriso e disse "esquece".
Já há uns anos que me tinha inscrito aqui no MS-Gateway, mas tinha-me esquecido dele até ter falado hoje com o spiff. Ora se ele foi o terceiro, eu fui o primeiro a ser tratado pelo Professor Martins Pisco e a única coisa que posso dizer é que renasci. O spiff era o primeiro na calha, mas como o meu caso era mais severo e de mais fácil comprovação dos resultados, o Prof começou comigo. Tinha estenoses em ambas as jugulares e na ázigos. Foi tudo desbloqueado e trouxe para casa um stent na jugular direita. A medicação com que fiquei foi a já referida, também tive o hematoma, mas não tive febre. No dia 24 de Junho entrei no Hospital de Saint Louis sem cinseguir andar mais de 50 metros sem ter de me sentar. E 50 metros era num bom dia. Hoje, pouco mais de um mês depois posso dizer que a fadiga foi-se, o equilíbrio voltou e uma série de outras pequenas coisas que incrementaram exponencialmente a minha qualidade de vida. Não posso recomendar que se submetam a este tratamento, pois é muito recente e ainda não está aceite por toda a comunidade médica. Só posso dizer para lerem, informarem-se e tomarem a decisão. Para mim foram os mais bem gastos euros da minha vida. Só mais uma coisa: a ver se esta semana volto à natação.