Tratamento das estenoses - já está! - Fórum de esclerose múltipla - Tratamento

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Tratamento das estenoses - já está!

01 - 14.07.2010, 20:44

Olá a todos/as,

Apesar de ser um caso de EM pouco severo, não quis esperar mais e fiz o tratamento na quinta-feira passada (dia 8). O médico que me tratou as cinco estenoses (uma em cada jugular e três na ázigos) foi o dr. Martins Pisco, no hospital de saint-louis (no Bairro Alto). Correu bastante bem apesar de ter durado quase três horas e de ter feito um hematoma na virilha, que ainda não desapareceu, e de ter tido febre nos dias seguintes. O essencial é que a angioplastia foi feita, uma das estenoses foi tratada com uma stent e sinto algumas melhoras: pernas menos dormentes e mais fortes sobretudo na zona dos joelhos que sempre foi parte mais afectada a nível de sintomas. Agora é esperar para ver se as melhoras continuam e são definitivas. Vou fazer anticoagulantes durante seis meses e tomar 100mg diarios de aspirina para o resto da vida. A intervenção custou à volta de 6500€ mas não estou de todo arrependido... Fui o terceiro a ser tratado em Portugal e os outros dois pacientes, com quem tive oportunidade de falar, sentiram melhoras significativas logo após a intervenção. Acredito nesta intervenção e na teoria que a sustenta e penso que todos os doentes de EM devem estar informados acerca dela porque os resultados são promissores mas os neurologistas não querem reconhecê-lo. Informem-se, tomem a decisão certa e espalhem a notícia!

abraço

Spiff

spiff1970

02 - 15.07.2010, 11:31

Obrigada pelo teu testemunho.
Todos rezamos para que fiques melhor, afinal talvez haja mesmo uma luz ao fundo do tunel.
Vai dando noticias das tuas melhoras.

MP

MargaridaPereira

03 - 15.07.2010, 21:36

espero sinceramente que o que nos digas daqui em diante não passem de boas noticias, por ti e por nós todos.

consegues só explicar em que consistiu essa intervenção que fizeste?

obrigado

um abraço.

Lev

04 - 16.07.2010, 22:54

Caro/a Lev,

Recomendo que leia sobre CCSVI e esclerose múltipla nos vários sites disponíveis com info sobre o assunto.
A intervenção consistiu na inserção de um catéter na veia femural (junto à virilha) que depois chega à ázigos e às veias jugulares. Os radiologistas visualizam as veias no ecrã, onde detectam as estenoses, mediante injecção de um líquido, e depois tratam-nas, ou apenas com angioplastia (balão que se expande alargando a veia) ou com inserção de uma "stent" (anel em forma de mola que permite manter a veia expandida com a espessura desejada).
Nem sempre é um procedimento simples. No meu caso, as veias são muito apertadas e sinuosas pelo que não foi muito fácil tratá-las. Na maior parte das vezes é mais fácil. E os resultados têm sido excelentes quer na prevenção de novos surtos, quer nas melhorias imediatas que os doentes sentem.

abraço

Spiff

spiff1970

05 - 19.07.2010, 13:37

Olá spiff1970,

Agradeço toda a informação que puderes fornecer acerca do teu estado de saúde, melhorias, etc..

Admiro muito toda a tua coragem e persistência, falei no ccsvi á minha médica e ela simplesmente abanou a cabeça negativamente com um sorriso e disse "esquece".

Tudo de bom para todos.

Abraço

migas

migasmag

06 - 03.08.2010, 21:04

então Spiff, está tudo bem contigo? como te sentes? espero que melhor.

MP

MargaridaPereira

07 - 05.08.2010, 01:03

Olá todos,

Já há uns anos que me tinha inscrito aqui no MS-Gateway, mas tinha-me esquecido dele até ter falado hoje com o spiff.
Ora se ele foi o terceiro, eu fui o primeiro a ser tratado pelo Professor Martins Pisco e a única coisa que posso dizer é que renasci. O spiff era o primeiro na calha, mas como o meu caso era mais severo e de mais fácil comprovação dos resultados, o Prof começou comigo.
Tinha estenoses em ambas as jugulares e na ázigos.
Foi tudo desbloqueado e trouxe para casa um stent na jugular direita. A medicação com que fiquei foi a já referida, também tive o hematoma, mas não tive febre.
No dia 24 de Junho entrei no Hospital de Saint Louis sem cinseguir andar mais de 50 metros sem ter de me sentar. E 50 metros era num bom dia.
Hoje, pouco mais de um mês depois posso dizer que a fadiga foi-se, o equilíbrio voltou e uma série de outras pequenas coisas que incrementaram exponencialmente a minha qualidade de vida.
Não posso recomendar que se submetam a este tratamento, pois é muito recente e ainda não está aceite por toda a comunidade médica. Só posso dizer para lerem, informarem-se e tomarem a decisão. Para mim foram os mais bem gastos euros da minha vida.
Só mais uma coisa: a ver se esta semana volto à natação.

migbreu

08 - 05.08.2010, 19:57

Fantástico. Continuação das melhoras.

MargaridaPereira

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 75

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300