Talvez venha aqui mais em tom de desabafo e para pedir testemunhos mais ou menos felizes (positivos e negativos). Tenho 35 anos e sou mãe de um menino de quase 4 anos. Fiquei a saber que tinha EM quando ele tinha 15 meses. Sempre sonhei em ter mais do que um filho. Pelo menos 2. Nunca pensei em ter um filho sem irmãos. Vê-los brincar, partilhar..e até andarem a ralhar um com o outro ( como eu fiz com o meu irmão). Mas na última conversa com a minha ginecologista vim de lá muito desmotivada. Porque eu confio muito nela e ela tb é da opinião que mais vale não arriscar a ter outra criança, porque esta doença é tão imprevisível, e tanto pode correr tudo bem como vir a piorar depois do parto. Ela mesmo disse que me apoiava ( como esta a fazer com outra doente que tem e que tb tem EM) se eu não tivesse já um filhote, mas assim para gozar este filho e gozar tb a minha vida. As minhas maleitas da EM, são sobretudo as dores, dormencias, tonturas, etc e o tao desmotivante cansaço. Eu já acordo cansada. Ao fim do dia, depois do meu filho já estar deitado eu só me apetece é esticar-me e não fazer nada. Até ler não me apetece. Ando realmente muito cansada. E tb sinto que um bébé agora me ía sobrecarregar muito e me ía deixar de rastos. Isto já sem contar com uma possível recaída. Conclusão: Apesar de eu andar a convencer-me já há algum tempo que o melhor é não pensar em mais bébé, como o meu neurologista é muito positivo e sempre me disse que não havia problema, que tudo se resolvia, etc etc, eu pedi a opinião da médica em quem confio muito. O meu marido tb é da oipinião que o melhor é vivermos a vida e gozarmos o nosso filhinho, pois tem muito medo que eu piore com o nascimento de outro bébé. E eu cá ando..por um lado a ver ele tem razão, mas tb desgostosa e ainda não totalmente convencida.
Obrigada por me "ouvirem" e agradeço os vossos testemunhos mesmo que nada positivos.
Olá,Tina. Eu sou Annabel que morava em S.Domingos de Rana e presentemente moro na Alemanha.Tenho 37 anos e foi-me diagnosticada EM aos 31.Não se sinta mal por nao poder ter mais um filho,eu sempre procurei a altura certa para ter o meu 1º filho e quando tinha condições para o ter nao tinha mais saude para o poder ter.Agora já é tarde demais pois a fazer Rebif a 6 anos poderia tentar mas alem de ter de parar de fazer o tratamento com Rebif arrscava-me a ter uma serie de abortos consecutivos arriscava-me tb a poder nao ter depois condicões de o criar,como tal,eu conformei-me com os acontecimentos tenho um marido espetacular k me disse sempre desde o inicio k se ter um filho podesse prejudicar a minha saude entao te-lo estava fora de questao.Estou aki entalo com o intuito de lhe dizer CURTE MUITO o filhote k ja tem e muita saude é o k deseijo aos dois. Um grande bj desta possivel amiga e ex vizinha Abraço Forte Annabel
Olá, Se quer mesmo ter mais um filho, já pensou na possibilidade de adoptar uma criança? Claro que eu compreendo no sentimento que é querer ter um bebé nosso, mas se quer mesmo mais uma criança, pensar na adopção é uma boa opção que não põe em risco a sua saude. Há sempre anjinhos perdidos nos orfanatos sedentos de amor e carinho :) Beijinhos e muita força e muito amor! Ana
A hipotese da adopção é algo que tb já pensei mas... acham que com um diagnóstico de EM é possível adoptar?... principalmente se uma pessoa for solteira...
Olá a todas e obrigada pelo testemunho. Sou da opinião da Nanduca. O meu medo maior nem é o de ficar pior, mas sim o facto de ao ficar pior não poder tomar conta e educar uma criança como ela merece. Quanto à adopção por acaso sempre pensei nisso mesmo antes de saber que tinha EM, mas como o meu marido nunca demonstrou a mesma vontade esse desejo ficou de parte. Além disso como diz a Nanduca não sei até que ponto dariam para opção uma criança, a uma pessoa com este diagnóstico ( tb por falta de informação), mas mesmo que o fizessem não sei se teria coragem, porque tb não sei o curso que a minha vida vai ter em relação à EM. Enfim..como podem ver, estou no meio de um mar de sentimentos e inseguranças.
Porque o ter ou não ter mais filhos, não depende de uma decisão minha e do meu marido mas sim de uma doença que ainda por cima é o mai simprevísivel possível. E não é só em relação aos filhos ..a tudo o resto também. Mas eu vivo a minha vida o mais positiva possível. Só que há dias em que tento sê-lo o melhor que consigo e há outros dias em que custa..mas isso vocês sabem.
E depois de ler os vossos comentários até chego a envergonhar-me, porque realmente ei já tenho o meu menino de ouro e ainda me venho "chorar"..
Venho trazer um depoimento positivo, tenho 33 anos e tive meu primeiro surto aos 21, depois do parto da minha 1a. filha, foi horrivel, uma sensasão de impotência sobre a própria vida, não saber como estaremos anos adiante, essa é a sensação q nos apavora, mas isso passa, você com o passar do tempo consegue ver q não é exatamente destruidor, q podemos fazer planos sim e levar uma vida quase normal, tirando apenas alguma limitações que aliás todos com EM ou não tem seus problemas. Quero te dizer q mesmo com EM meu neurologista me disse que poderia sim ter outro filho, então engravidei novamente, hj tenho 2 filhos lindos e saudaveis e no segundo parto não tive nenhuma queixa maior, mas isso sabemos q varia de organismo, mas quero que não deixe esse problema te entristecer, siga seu coração. Muita paz! Um grande bj
Olá Elisabete, Gostei de ler o teu depoimento. Tenho 26 anos e descobri há menos de um mês que tenho EM. A minha primeira pergunta foi logo se poderia ter filhos e também penso como tu. Fiquei assustada: ter um filho sem saber se se poderá tomar conta dele, é ser egoísta. Mas depois pensei. Ninguém sabe como estará e temos que pensar de maneira positiva. Viver o dia-a-dia e gozar. Desde que descobri que tenho EM, mudei bastante e sinto-me mais feliz. Incrível não é? Aproveito e dou valor ao amor e carinho que tenho. Fico contente por ver que tens a doença há algum tempo e que te encontras bem. Dá-me esperança. Força e obrigada, Celina.
Que bom saber q um depoimento pode te trazer esperanças e esse é o objetivo dessa comunidade, pessoas com um mesmo problema q podem trocar experiências. Tenho EM a 12 anos e tenho uma vida praticamente normal, tomo Avonex uma vez por semana e agradeço a deus por isso pois depois dessa medicação melhorei bastante a quantidade de surtos. Posso te assegurar que esse diagnóstico é um lento processo de aceitação e aprendizagem com a EM e com nosso proprio corpo, vc aprende o que te prejudica e entende o que não te faz nenhum mal, mas isso o tempo é quem vai ser seu melhor amigo e conselheiro, espero que fique bem por muitos e muitos anos. Olha, conheci uma senhora que na época, há 5 anos atrás, já tinha EM há 20 anos e estava muito bem, caminhando e conversando normalmente, e essa é minha meta, criar meus filhos, ve-los adultos, sem traumas e nem más lembranças, tenho fé que verei a medicação que paralize o avanço da EM e poderemos nos ver livres desse fantasma da incerteza. E veremos. Um gde bj,