MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Vamos praticar Tai Chi Yoga - Fórum de esclerose múltipla - Exercício asd
Início :: Comunidade :: Fórums :: Exercício :: Tópico

Vamos praticar Tai Chi Yoga

01 - 04.04.2006, 11:12

Olá, ontem comecei a fazer Yoga, estava um pouco incredula, visto serem aulas em grupo e de eu fazer uma ideia errada do Yoga. Hoje estou muito feliz.
Quando lá cheguei fizemos uns aquecimentos que lentamente fizeram com que partes do meu corpo fossem mexidas(até fazia estalidos :P).
Bem, depois foi a fase de relaxamento que eu adorei, adorei, adorei....
Só tenho a dizer bem desta modalidade, para quem detesta exercicio fisico, aqui está uma boa alternativa ;)
Beijinhos
Sónia - totisl@hotmail.com

SóniaViana

02 - 04.04.2006, 16:49

Olá Sonia
Parabens para tua decisão. Continua!
Um abraço
Virgil

virgil

03 - 27.03.2007, 20:43

Olá a todos,
Ioga é fixe, mas quando se começa a praticar com uma certa regularidade, pode se tornar muito violenta. Eu já particava ioga muito antes de me ser diagnosticado EM. Mas faz muito bem! Mas com o passar dos anos começou-me a dar muito cansaço, agora, faço caminhadas a passear o meu cão. E estou a sentir muito bem!

tudisseste

04 - 22.08.2007, 18:13

Olá Pessoal!
Pois é,infelizmente quase todos os desportos são violentos para nós. Eu também optei por as caminhadas andamos ao ritmo que queremos sem pressões e tenho o previlégio de morar num sitio lindo(alemanha) perto de forestas onde posso andar horas a fio sem ter de me cruzar com automoveis.Caminhadas é muito bom para nós.
Bjs para todos.
Anna Mar

Anna Mar

05 - 14.09.2007, 09:23

Olá Sónia:
Tenho 57 anos. Pratico ioga há muitos ...muitos anos (mais de 20), sem ser fundamentalista; Tenho EM diagnosticada só há 1 ano. Não faço posturas complicadas (há algumas que deixei de fazer) e sempre me senti muito bem com a parte respiratória, com o relaxamento, com o trabalho de todas as articulações, com a massagem dos pés rosto e coluna e com a iniciação à meditação (satsanga) que alguns professores ensinam. Todo o trabalho de extensões, aprendi agora que é muito bom para evitar e tratar contracturas e tendinites...isto tudo, como tu já sabes sem sair do tapete individual...e SEM ENTRAR EM COMPETIÇÃO NEM COMIGO PRÓPRIA!!! isto não sei se já sabias...mas é de facto diferente da generalidade das outras modalidades: tens de estar atenta ao que o teu corpo sente e progredir lentamente, naturalmente sem ser em esforço Tenho a vantagem de ter onde praticar mesmo ao pé de casa, sem ter de me deslocar, porque esta actividade foi criada há 18 anos na minha associação de residentes por iniciativa minha (o mérito, o proveito e a preguiça são meus, eh!eh! eh!).
Mas...cuidado!... cada surto afecta-nos de maneira diferente e leva tempo a ajustar-nos às novas condições...e se do 1º surto recuperei logo ao fim de 15 dias julgo que totalmente da perda de sensibilidade das pernas, no 2º eu não fui prudente e vou-te contar o que me aconteceu... quis pôr-me à prova, depois de dois meses de recuperação" .Pela 1ª vez tinha perdido força no braço direito e pensei :"vou fazer o que puder" e de facto não fiz parte das posturas, mas fiz "a saudação ao sol" que já deves saber que inclui a posição em prancha sobre os dois braços.
Na altura não senti o esforço mas a distribuição desigual do esforço nos dois braços e músculos toráxicos resultou numa distenção dos músculos toráxicos bastante dolorosa que levou dois meses a passar, como se fosse "zona"! ...então, vai com calma!...o receio de estar a ser "mariquinhas" com a desculpa da EM e também o meu excesso de confiança na "bondade do ioga mesmo no meu caso-EM" pregaram-me esta partida!
Tenho ainda uma preocupação/dúvida por esclarecer que ainda não pus ao meu neurologista quanto aos eventuais efeitos das "posturas invertidas" sobre eventuais lesões activas no nosso cérebro visto acreditar que aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e áreas inflamadas...o que pode ser contraindicado, como no caso de tensão alta...Pelo sim, pelo não deixei de as fazer embora consiga...
Um abraço e boa prática! Om Shanti!
nica

nica

06 - 22.09.2007, 01:36

Estou com vontade de iniciar a Yoga, gostei da opinião que ela faz bem. Abraços

VERONICE

07 - 21.03.2008, 03:14

Vi que as artes marcias, yoga, tai chi uan e outros, são benéficos., mas além de EM sou surda, já fiz estes exercícios mas perco as aulas, o que falam. Então vou para a natacão. Com cuidado como disse a Nica.
Bem que queria.
Abraços.

Maria Lucia L. Cardoso

cardoso21

08 - 23.04.2008, 12:00

Projecto Série Heróis da Verdade – Livraria Omnisciência

É durante a infância que se desenvolve o caráter que fará do indivíduo um ser cooperativo, sensível, integrado com a natureza e com os seus semelhantes: um embaixador da paz. Assim, a Livraria Omnisciência procura selecionar os autores que colaboram para a formação do carácter da criança, de forma a que decorra o natural desabrochar dos seus valores humanos à medida que adquire os conhecimentos necessários para a actuação no mundo.

O objetivo deste projecto é reforçar nas crianças, através de histórias e cânticos, os valores essenciais do ser humano, ensinados pelos grandes mestres da humanidade das mais diversas origens.
Para homenagear os 60 anos da morte de Mahatma Gandhi, lançámos o primeiro livro desta série, com a história de Gandhi, onde é explicado às crianças como um homem magro e miúdo, sem usar nenhuma arma, conseguiu libertar um país dominado pela Inglaterra por quase dois séculos.

Ao contar e recontar a história de Gandhi, oferece-se às crianças o exemplo de um verdadeiro herói, que soube lutar com a arma mais poderosa do ser humano: o amor.

O livro Gandhi, o Herói da Paz faz parte da Coleção Gandhi para Todos, onde se pode encontrar: o CD Gandhi, o Herói da Paz; o Livro de estudos da obra, que contém actividades reflexivas; e o Manual do Herói da Verdade, Gandhi, que oferece situações práticas para pais e educadores desenvolverem com crianças e jovens ( www.educacaoparapaz.com.br ).

Outro grande destaque, é a nossa selecção de livros que abordam a Meditação e o Yoga como uma ferramenta para fazer face aos desafios da vida diária. Assim, estamos a disponibilizar para Portugal a colecção completa dos livros de Paramahansa Yogananda, autor do clássico Autobiografia de um Iogue. Estes livros englobam os textos originais, editados pela Self-Realization Fellowship, organização fundada em 1920 por esse mestre, em Los Angeles, nos EUA.

A Livraria Omniscência tem o seu espaço físico em São Paulo, no Brasil e é acessível ao público Português através do site da Livraria Virtual: www.omnisciencia.com.br e pelo email maeve@omnisciencia.com.br

Contacto em Portugal: portugal.omni@gmail.com

gandhi hoje

Comunidade

Membros registados: 1839

Membros online: 46

Login da comunidade

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300

Início