Verão, calor...praia ! Fazer praia ,sim ou não ? - Fórum de esclerose múltipla - Sintomas

MS Gateway - O portal da Esclerose Múltipla

Verão, calor...praia ! Fazer praia ,sim ou não ?

01 - 14.03.2010, 14:52

Olá !
Ainda bem que a Primavera chegou para nos trazer este bonito sol, e isto tb quer dizer que... a seguir temos o tão desejado Verão . Pois é , nada melhor para trazer melhor disposição, mas, e para tudo existe um mas , o que devemos nós fazer quanto a uma tarde de praia? O calor convida a vestes mais frescas, e claro que todos nós gostamos de ter algum bronze , dizem até, que é algum sinal de saúde ,será ?
Bem, acho que o tema será pertinente , pois já ouvi dizer que no nosso caso , doentes de EM , não devia mos fazer praia ,mas então, e a vitamina D que é tão importante ? Qualquer um de nós gostaria de ser elucidado quanto a esta temática , pois senão... corremos o risco de nos estarmos a prejudicar ,não acham ?
Pensemos nisto !
Bjs da sempre amiga Rosa F.

RosaFonseca

02 - 17.03.2010, 20:04

Olá, tens toda a razão esta é uma questão que ainda suscita muitas dúvidas. No meu caso, o calor deixa-me fraca, sem forças e cheia de sono, se a temperatura estiver muito alta acabo por dormir 14 ou 16 horas por dia, quando posso. Por isso ir à praia está fora de questão. A minha neurologista disse-me para evitar grandes diferenças de temperatura, que podiam ser prejudiciais.

Claudia Alexandra

03 - 18.03.2010, 11:35

O calor, bem como o frio, mas mais o calor, agravam-me claramente os sintomas da EM ( cansaço, equibrio e pernas ). Agora tb sei que o sol, sem calor faz falta a qualquer ser vivo, e penso que talvez mais a nós.
Agora, podes disfrutar da praia, mas deves com um pequeno esforço fugir ao calor, se fizeres ferias em portugal nos meses quentes. Garanto-te tb que é extraordinário dar um banho no mar escuro de azul numa noite de verão sobretudo se estiver luar ( já não o faço há muito tempo, mas pode passar muito mais que não vou esqueçer! ).
Tenho EM diagnosticada há 4 anos e meio e medicada há pouco menos que isso, e vai fazer este verão 3 anos fiz ferias de 15 dias em julho em porto santo -as condições ambientais são-nos tão favoráveis ( temperatura ambiente de 25ºC, temperatura da água 20ºC) que até te esqueçes que tens EM - é definitivamente o nosso paraíso na terra. Se puderes experimenta.

carlospicarra

04 - 18.03.2010, 17:43

Olá amigo Carlos !
Estou plenamente de acordo com tudo o que diz , pois eu , tb sinto agravamento de certos sintomas tais como : a visão , com o excesso de luminosidade, a falta de forças , falta de equilíbrio, com muitos momentos de fortes tonturas, enfim, o que de uma forma geral todos nós que somos portadores da EM sentimos . Mas ,viva o Verão, venha ele de forma radiosa e rico de boa disposição, para que nos possa contagiar com a mesma , não é verdade ?
Quanto ao banho de mar , à noite ... não muito obrigada , pois a sua escuridão assusta-me ,deixa-me insegura com o que possa estar para além daquela imensidão ,mas desejo lhe óptimos banhos .
Bem amigo, fique bem, e com muita coragem para enfrentar o nosso amigo Verão, já que para enfrentar a EM todos nós , infelizmente ,já temos alguma experiência . O meu mail é rf.k60@hotmail.com
Bem haja ! Volte sempre .

RosaFonseca

05 - 03.04.2010, 20:29

Óla a todos pois eu sempre fiz bastante praia até porque tenho casa na praia,e nunca me dei mal pelo contrario por vezes até me dou melhor com o proprio ar,agora é assim tenho que ter cuidado ,faço praia de bébé mto cedo e ao fim da tarde, e não fico exposta ao sol claro,não entro na agua de repente e tento evitar quando esta mto fria,mas passeio mto á beira mar e se por um acaso ainda estiver uma temperatura que eu ache que esta bem quentinha fico debaixo do chapeu a ler ,portanto meus amigos acho que faço o que todas as pessoas deveriam fazer não por serem portadoras de EM, o sol e o mar é bom demais para nos privar mos ,por isso aporveitem,mas com cuidado claro,BEIJINHOS A TODOS Olga

olga cristina rodrigues vieira seabra

06 - 05.04.2010, 21:45

Olá a todos

Cá em casa também não abdicamos de praia,
mas fazemos como a mensagem antes,
nas horas de mais calor debaixo do chapéu a ler,
preferencialmente ir para a praia a partir das 16, mas como muitas vezes é difícil resistir ao apelo do mar, só a sombra de um chapéu de sol nos ajuda e água fresca.

Calor a mais causa um enorme cansaço e falta de energia e nem é preciso estar ao sol, basta o ambiente estar muito abafado, com o frio já se reage bem.
Criou-se o hábito de mesmo no banho em casa a água ser o mais fria possivel, de verão ou inverno, e como quase tudo na vida foi uma questão de hábito e agora já nem se pensa nisso, e notou-se melhorias no dia a dia.

Mas deixar de ir a praia... nem pensar...então e a vitamina D

Atentamnte
Francisco

FPaulo

07 - 11.04.2010, 18:02

Estou de acordo com o Francisco, cá em casa tambem agimos assim.

jval

08 - 16.04.2010, 10:33

É importantissimo que o nosso corpa apanhe sol, tal como foi atraz descrito, sol de manhazinha e ao fim da tarde, como toda a gente devia fazer, fora disso debaixo do guarda sol ou á sombrinha, caminhar na praia sim muito, de qualquer forma o chapéu ou boné nunca sai da cabeça, viva o sol, sinto-me mal com o frio brrrrrrrrrrrrrrrr

SóniaViana

Comunidade

Membros registados: 3460

Membros online: 50

Login da comunidade

Pagetools

Linha de Apoio

Número Gratuito:
800 910 300